A Câmara de Vila Verde já lançou o concurso para o projeto de execução do Eixo-Periférico Norte-Sul, uma nova via de cintura externa, entre Soutelo e Gême, que pretende funcionar como alternativa à Estrada Nacional 101.
O concurso tem um preço base de 74 mil euros e prevê um prazo de execução de 90 dias. Depois, a autarquia avançará para a aquisição dos terrenos e para a elaboração do concurso para a realização da empreitada, faltando ainda um parecer da Infraestruturas de Portugal.
Conforme “O Vilaverdense” já avançou, o município espera iniciar as obras em 2025. “Não é, de todo, uma substituição da variante, mas acreditamos que poderá aliviar bastante o trânsito, beneficiando todos aqueles que precisam de usar diariamente esta via”, sublinha a presidente da Câmara, Júlia Fernandes.
O Eixo Periférico Norte-Sul, que terá cerca de sete quilómetros de extensão, vai ligar a zona onde está o polo do IPCA, em Soutelo, e o parque industrial de Gême. “Vamos aproveitar algumas vias existentes, que serão alargadas e ficarão com um perfil idêntico à EN 101, com passeios e ciclovias, além de criarmos vias novas”, sublinhou Júlia Fernandes.