ROTA DAS COLHEITAS - Loureira «reaviva memórias» e ensina aos mais novos a tradição da Malhada do Feijão

ROTA DAS COLHEITAS -
Loureira «reaviva memórias» e ensina aos mais novos a tradição da Malhada do Feijão

A freguesia da Loureira acolhe, este domingo, 18 de Agosto, pelas 19h, a 4ª edição da recriação da Malhada do Feijão. Dos trajes tradicionais às alfaias agrícolas, a iniciativa vai decorrer nos «moldes de antigamente» e afirma-se como uma «oportunidade soberana para os mais novos conhecerem e os mais velhos reviverem a tradição».

Haverá, ainda, música popular minhota a acompanhar a recriação da prática agrícola e sopas de burro cansado para recarregar as energias depois dos esforços do trabalho. A iniciativa é de entrada gratuita e todos podem participar. O evento integra o Arraial do Emigrante, de 14 a 18 de Agosto, organizado pela Junta de Freguesia da Loureira, e insere-se na programação “Na Rota das Colheitas”, do Município de Vila Verde.

Segundo o presidente da Junta de Freguesia da Loureira, Pedro Dias, os principais objectivos da Malhada do Feijão passam por «mostrar aos mais novos a tradição, como é que o feijão chega à mesa, e levar os mais antigos a reviver uma prática que realizaram durante muitos anos de forma tradicional».

PUBLICIDADE

Na mesma nota, o autarca refere ainda que «estando inserida no Arraial do Emigrante, (a malhada) também tem como objectivo «receber os emigrantes e potenciar o turismo através da ruralidade da freguesia».