REGIÃO

REGIÃO -

Mais de 5 milhões de euros para dragagens nos portos de Esposende, Âncora, Vila do Conde e Póvoa de Varzim

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Quatro portos de pesca da região Norte vão receber um investimento estatal de 5,1 milhões de euros para operações de dragagem, de forma a atenuar o problema do assoreamento, garantiu este sábado o ministro do Mar.

Segundo Ricardo Serrão Santos, as operações vão abranger as estruturas portuárias de Esposende, Vila Praia de Âncora, em Caminha, Póvoa de Varzim e Vila do Conde, estando previstas acontecerem entre 2021 e 2023, com o objectivo principal de “garantir a segurança dos pescadores”.

“Os nossos portos de pesca têm uma importância estratégica no contexto nacional. Ficarão asseguradas todas as condições para monitorização da segurança e navegabilidade das barras e canais de acesso, bem como as dragagens de manutenção feitas atempadamente”, partilhou o ministro do Mar, durante a inauguração de um novo polo da marina da Póvoa de Varzim, no distrito do Porto.

Ricardo Serrão Santos lembrou que os fenómenos de assoreamento [acumulação de areias e sedimentos] junto a esta infra-estruturas “obrigam a dragagens permanentes de manutenção”, revelando, também, um plano para que os inertes retirados nas operações possam servir para travar a erosão costeira.

“Está em curso um trabalho da Direcção Geral de Recursos Marítimos e da Agência Portuguesa de Ambiente para aprovação de um novo plano para a deposição, em novos locais, de sedimentos, não contaminados, provenientes das dragagens para reforçar a defesa das linhas de costa”, disse Ricardo Serrão Santos.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.