PAÍS –  Manifestação de “coletes amarelos” pode chegar a Portugal

PAÍS –
Manifestação de “coletes amarelos” pode chegar a Portugal

O evento “Vamos Para Portugal Como Forma de Protesto”, recentemente no Facebook, já tem cerca de 45 mil seguidores que prometem aderir a um protesto nacional, no dia 21 de Dezembro, ao género dos “coletes amarelos”, em França.

A convocatória é para as 07 horas do próximo dia 21, e já há várias cidades com páginas próprias no Facebook, onde as pessoas organizam os locais de encontro e programam a manifestação que, segundo os organizadores, deverá acontecer de norte a sul do país.

PUBLICIDADE

Os organizadores apelam a protestos «sem que haja qualquer tipo de violência ou acto de vandalismo». «Vamos lutar pelos nossos direitos, vamos parar o país e fazer ver a quem nos governa, que o povo é quem mas ordena! O povo unido, jamais será vencido!», referem.

As autoridades policiais estão atentas ao desenvolvimento deste movimento, que está também a ter impacto na cidade de Braga, com a criação de um grupo de mobilização no “Whatsapp”.

Em França, este movimento dos “coletes amarelos” nasceu espontaneamente, à margem dos partidos e sindicatos, que inicialmente protestaram contra a grande carga de impostos e perda do poder de compra mas depois alargou o descontentamento em relação a várias medidas do Presidente francês, Emmanuel Macron.