CULTURA

CULTURA -

Marco Mendonça leva ‘Blackface’ ao palco do Theatro Circo em Braga

O Theatro Circo, em Braga, recebe esta quinta-feira (03 de outubro), a partir das 21h30, o espetáculo “Blackface”, escrito e protagonizado por Marco Mendonça, que aborda a problemática do racismo.

O espetáculo surge a partir de uma compilação de experiências autobiográficas, testemunhos e um levantamento de registos do “blackface”, prática teatral que teve origem nos Estados Unidos da América e se difundiu noutras culturas ocidentais, incluindo Portugal, na qual atores brancos pintam o rosto para representar pessoas negras de forma estereotipada e caricatural.

Ao mesmo tempo que “Blackface” tem como objetivo normalizar a presença de pessoas negras em espaços culturais do país e alertar para a “facilidade com que todos podemos cair numa ignorância coletiva”, Marco Mendonça vê também esta peça como “um objeto de entretenimento” antes de ser “um objeto de pedagogia”, utilizando o humor como ferramenta crítica para desafiar os próprios limites do humor.

A peça questiona o que pode ou não ser representado em palco, defendendo que o “blackface” não é humor e que humor não é racismo, sublinhando que o racismo, longe de ser uma questão do passado, continua a ser uma realidade presente.

Marco Mendonça nasceu em Moçambique em 1995 e vive em Portugal desde 2007. É ator, dramaturgo e encenador, licenciado em Teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Trabalha com a companhia Os Possessos e estagiou no Teatro Nacional D. Maria II, onde trabalhou com João Pedro Vaz, Tiago Rodrigues e Faustin Linyekula.

Integra o elenco de “Catarina e a Beleza de Matar Fascistas”, de Tiago Rodrigues, e tem desenvolvido trabalhos na área da escrita e tradução.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE