SAÚDE –

SAÚDE – -

Medicamento feito à base de canábis chega às farmácias portuguesas

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Pela primeira vez, há um medicamento feito à base da planta canábis à venda em Portugal. O Sativex está associado ao tratamento de doentes adultos que sofrem de esclerose múltipla e está a ser comercializado nas farmácias portuguesas desde dia 1 de Setembro.

Este novo medicamento pretende aliviar os sintomas derivados da esclerose múltipla, como espasmos e cãibras dolorosas e tem uma comparticipação de 37%, informou em comunicado a Almirall, empresa responsável pela comercialização do produto.

O preço por embalagem deste medicamento ronda os 475 euros, por isso, descontando a comparticipação assegurada pelo SNS o produto fica na ordem dos 300 euros.

PUBLICIDADE

Segundo Rui Santos, representante da Almirall em Portugal e citado na nota de imprensa, este medicamento representa “uma nova esperança para os doentes com esclerose múltipla”, sublinhando que a sua aprovação e comercialização “oferece aos doentes uma opção de um medicamento autorizado antes de eventualmente se considerar alternativas à base de plantas não autorizadas ou não testadas”.

O medicamento foi desenvolvido pela GW Pharmaceuticals, já tendo sido aprovado em 20 países a nível mundial e comparticipado em nove (incluindo Alemanha, Itália e Espanha), refere a nota de imprensa. Em Portugal, a agência portuguesa do medicamento Infarmed aprovou-o em 2012, mas só agora entrou no mercado.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS