O médico vilaverdense Nuno Ventura Ferreira, natural da freguesia de Ponte, participou no 40º Congresso da Sociedade Europeia de Cirurgia Oncológica, que decorreu no Centro de Congressos de Lisboa, com o tema “Enhancing the Future of Cancer Surgery”.
Formado na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Nuno Ventura Ferreira trabalha actualmente no serviço de Cirurgia Geral do Hospital de Santo André, em Leiria.
Em colaboração com o IPO do Porto, instituição de referência no tratamento oncológico em Portugal, o jovem médico foi seleccionado pelo júri de avaliação científica para exposição do trabalho desenvolvido no âmbito do recente estágio de formação realizado nessa instituição.
O estudo apresentado focou-se no tratamento cirúrgico de metástases do pâncreas em pacientes seguidos no IPO por doença oncológica gástrica, colorretal e renal.
Este é um dos congressos cirúrgicos mais prestigiados e respeitados a nível mundial e nele marcaram presença centenas de médicos de várias especialidades como Cirurgia, Oncologia Médica, Anatomia Patológica e Radiologia, provenientes de vários países europeus e ainda convidados de outros continentes.
Numa fase em que a pandemia pelo vírus SARS-CoV-2 tomou grande parte dos esforços científicos a um nível global, o congresso explorou várias temáticas dentro do âmbito da Cirurgia Oncológica, como as inovações nas várias fases do tratamento do cancro do esófago, estômago, fígado, pâncreas, cólon, recto, mama, entre outros – sempre com especial incidência no tratamento cirúrgico.