BRAGA - Ministro do Ambiente visita trabalhos de arborização do Monte Pico

BRAGA - 
Ministro do Ambiente visita trabalhos de arborização do Monte Pico

O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, e o ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, visitaram esta sexta-feira, os trabalhos de arborização que pretendem transformar o Monte Picoto num Parque Urbano de Floresta Autóctone. O projecto, apoiado pelo Fundo Ambiental, representa um investimento global de quase 196 mil euros com um financiamento de cerca de 166 mil euros.

Os trabalhos de arborização, que resultarão na existência de 2.000 novas árvores numa área de sete hectares, contemplam a eliminação das espécies invasoras e a plantação espécies autóctones, como o castanheiro, o carvalho e o sobreiro, a azinheira, o azereiro, a pereira brava, medronheiro e pilriteiro.

PUBLICIDADE

Ricardo Rio salientou a “excelente colaboração” que tem existido entre o município e o Ministério do Ambiente nas suas várias áreas de responsabilidade. “Na eficiência energética, nas questões de renovação da frota, da valorização dos espaços ambientais e do património natural, temos tido candidaturas vencedoras o que testemunha o nosso compromisso com a dimensão da sustentabilidade, enquanto elemento fundamental para a qualidade de vida dos Bracarenses”, acrescentou Rio.

“O principal objectivo deste projecto é reabilitar o Monte do Picoto através da plantação de espécies capazes de captar carbono, conjugando a vertente de lazer com questões ambientais, contribuindo simultaneamente para a estratégia municipal de adaptação às alterações climáticas e tornando esta área num pequeno pulmão da cidade”, sublinhou o autarca.

O Parque do Monte do Picoto é um espaço verde de utilização colectiva e tem vindo a ser alvo de reabilitação ao longo dos anos, transformando um local que já foi degradado num espaço de lazer, conjugando a sua localização privilegiada com vista para a Cidade, com o potencial natural existente, tornando-o aos poucos um local de lazer para a população.

Aproveitando a visita do Ministro do Ambiente, o município apresentou ainda as cinco viaturas eléctricas adquiridas este ano para a manutenção de espaços verdes e na prestação de outros serviços ambientais. A aquisição destas viaturas representou um investimento global de 160 mil euros, sendo 120 mil a expensas do Município e o restante pelo Fundo Ambiental.