O escritor Armindo Reis, que se destacou na literatura infantojuvenil e na poesia, morreu aos 71 anos, anunciou, esta segunda-feira, a Associação Portuguesa de Escritores (APE), indicando que o velório decorrerá na terça-feira, na Basílica da Estrela, em Lisboa.
Armindo Reis era um “escritor com obra reconhecida, em particular nos domínios da chamada Literatura infantojuvenil e num legado poético marcado pelas dimensões memorial, ecologista, comunicativa”, descreve a associação em comunicado.
“Surpresas e encantos de Natal”, “À janela do meu tempo”, “O menino que nasceu com asas”, “A mão cheia de sonhos” estão entre os seus livros para a infância.
“Era alguém cujos atributos de competência profissional, apego solidário, inconformismo e generosidade marcavam as instituições e lugares pessoais a que pertenceu”, acrescenta a APE, de cuja mesa da assembleia-geral, o escritor fazia parte “desde há largos anos”.
O velório de Armindo Reis terá lugar na Basílica da Estrela a partir das 11 horas de dia 10 e junho, Dia de Portugal, destaca a APE, adiantando que o funeral terá depois lugar a partir das 14 horas, para o Cemitério dos Prazeres.
Nascido em Cafede, Castelo Branco, em abril de 1954, Armindo Fonseca dos Reis licenciou-se em Ciências Sociais e Humanas pela Universidade Nova de Lisboa, possuindo também o curso do Magistério Primário e a parte curricular do Mestrado em História e Filosofia da Ciência. Também estudou música.
O ensino, a pintura e a literatura, sobretudo a dedicada às crianças, ocuparam a maior parte do tempo da sua vida, tendo realizado exposições de pintura em vários pontos do país.
Foi, porém, na literatura infantojuvenil que mais se destacou, sendo autor de mais de uma dúzia de livros, alguns dos quais incluídos no Plano Nacional de Leitura e recomendados pela Fundação Calouste Gulbenkian, como “Amigo, amigão”, “Na cadeira mágica da avó” e “A bola de cristal”.
Além disso, fez parte vários júris de literatura infantojuvenil, nomeadamente do Prémio Cidade de Almada e do Prémio Nacional Maria Rosa Colaço, entre outros.
Armindo Reis tem também publicações dispersas pela imprensa, é autor de letras de canções, colaborou em programas para crianças na RTP, está representado em manuais escolares, participou em comunicações sobre literatura para crianças em congressos e em colóquios.
Iniciou a sua carreira docente no Ensino Básico em 1974, transitando em 1995 para o Ensino Secundário.
Atualmente era professor titular na Escola Secundária Emídio de Navarro, em Almada, cidade onde residia.