REGIÃO (Esposende)

REGIÃO (Esposende) -

Município de Esposende atribuiu cerca de 600 mil euros de apoios

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A câmara municipal de Esposende aprovou um conjunto de apoios financeiros, no montante global de 589.878,07 euros, de apoio às Juntas/Uniões de Freguesia e instituições do concelho.

Do volume de investimento, a maior fatia será canalizada para o Centro Social da Paróquia de Curvos, para ajudar a custear as obras de construção de uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), projeto financiado no âmbito do programa PARES. Assim, vai conceder à instituição um apoio financeiro de 250.000 euros, salvaguardando, contudo, o interesse do Município caso a obra não venha a concretizar-se, uma vez que está em causa o emprego de recursos do erário público. Se tal suceder, a verba reverterá para a Câmara Municipal.

Em resposta ao pedido de apoio do Forjães Sport Club, o Município deliberou atribuir o montante de 122.394,22 euros, para fazer face aos custos associados às intervenções previstas no Estádio Horácio de Queirós, nomeadamente a execução de um relvado sintético num recinto desportivo já existente, novos muros de vedação, iluminação e requalificação dos espaços interiores, nomeadamente dos balneários.

Para a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Esposende, foi aprovado um apoio financeiro de 50.000 euros, para comparticipação dos custos com a aquisição de equipamentos de proteção individual, um gerador de 30kva e a adaptação de uma viatura da corporação em VCOC – Veículo de Comando e Comunicações, para utilização de apoio ao Gabinete Municipal da Proteção Civil, como complemento da estrutura de comunicações existente no concelho.

Por sua vez, a Benemérita Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fão foi contemplada com 40.000 euros para apoio à aquisição de um veículo urbano de combate a incêndios, verba correspondente a 50% do custo do veículo.

Prevista no Plano de Investimento nas Freguesias, a requalificação da sede da Junta de Freguesia de Antas vai ser concretizada por via do apoio camarário concedido a esta autarquia, no valor de 75.890,70 euros.

Esta intervenção visa garantir a conservação do património da freguesia, bem como dignificar o atendimento à população, uma vez que o edifício apresenta sinais de desgaste, sendo, pois, necessárias obras de manutenção e beneficiação.

Para a Junta da União de Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra será transferido o valor global de 17.466,48 euros. Deste montante, 6.011,01 euros destinam-se a suportar os custos com a desmontagem dos projetores de iluminação existentes no complexo desportivo “Campo de Futebol de Gandra” e a montagem de estruturas de apoio e fixação dos novos projetores de Leds. Soma-se, ainda, o montante de 3.955,47 euros, para custear a reparação de uma viatura Ford Transit, ao serviço da comunidade, bem como a aquisição de uma nova roçadora, e 7.500 euros para apoiar a realização do Desfile de Carnaval/2024.

O Município aprovou também um apoio financeiro de 4.126,67 euros para a Junta da União das Freguesias de Fonte Boa e Rio Tinto, para reparação e manutenção das viaturas ao serviço daquela autarquia.

No plano cultural, a Câmara Municipal mantém o apoio e a parceria com a Orquestra da Costa Atlântica, agrupamento que tem vindo a realizar uma série regular de concertos e atividades pedagógicas em várias freguesias do concelho.

O Município aprovou a concessão de um apoio de 20.000 euros.

Ainda em matéria de apoios, a Câmara Municipal concessionará o montante de 10.000 euros para as comemorações do 50.º aniversário do Agrupamento de Escuteiros 813-Marinhas.

ovilaverdense@gmail.com

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.