ESPOSENDE - Município e Esposende Ambiente partilharam boas práticas no II Fórum Nacional para a Diversidade

ESPOSENDE -
Município e Esposende Ambiente partilharam boas práticas no II Fórum Nacional para a Diversidade

O Município de Esposende e a empresa municipal Esposende Ambiente partilharam boas práticas no que concerne à diversidade e à inclusão, no II Fórum Nacional para a Diversidade, que decorreu nos dias 21 e 22 de Novembro, na Póvoa de Lanhoso, sob o lema “Comunicar para mobilizar”.

O evento, organizado pelo Núcleo do Norte da Carta Portuguesa para a Diversidade, subscrita pelo Município e pela Esposende Ambiente, contou com a participação de organizações de diferentes dimensões e sectores, tendo constituído um momento de reflexão e partilha de boas práticas sobre a diversidade e inclusão nos ambientes laborais e sociais.

Na sessão de abertura, que contou com as intervenções da Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Gabriela Fonseca, e do Presidente do Conselho de Administração da LIPOR, Aires Pereira, o Presidente do Conselho Administração da Esposende Ambiente, Paulo Marques, referiu que a Carta Portuguesa para a Diversidade é uma «excelente referência para todas as organizações empregadoras empenhadas em aproveitar o potencial e o valor individual, optimizando a diversidade das pessoas que integram a organização».

PUBLICIDADE

Considerou, de resto, que a Carta é um «compromisso, um processo permanente e um caminho para tornar as organizações mais inclusivas, mais diversas, mais competitivas», pode ler-se em nota enviada.

II FÓRUM NACIONAL PARA A DIVERSIDADE

O Fórum contou também com a participação de responsáveis de outras Cartas Europeias, nomeadamente, Estónia, Luxemburgo e Polónia, e de organizações signatárias destas.

Nos workshops temáticos “Comunicando a Diversidade: O Papel do Sector Privado”, “O Papel do Sector Público” e “Papel do Terceiro Sector” foram aprofundados conhecimentos e partilhadas práticas sobre temas como as questões de género, deficiência, cultura e religião, liderança inclusiva, diversidade etária, diversidade linguística, migrações, igualdade, cidadania.

A sessão de encerramento esteve a cargo da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, e do Presidente da Câmara da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva, e contou com a presença da Vice-Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Alexandra Roeger. A Secretária de Estado saudou a Carta Portuguesa para a Diversidade e as entidades organizadoras pela «excelente iniciativa» e afirmou a intenção do Governo «apoiar estratégias para quem desejar começar ou continuar a potenciar o poder da Diversidade dentro das suas organizações», pode também ler-se em nota enviada.