VILA VERDE

VILA VERDE -

Novo sistema permite aumentar controlo e reduzir perdas de água da rede pública

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Câmara de Vila Verde conclui a implementação de um novo sistema que visa ter um melhor controlo da rede de abastecimento de água pública, num investimento de mais de 359 mil euros suportado por fundos comunitários.

Numa nota publicada nas redes sociais, a autarquia explica que foram instaladas 58 zonas de medição de caudais e de pressurização da água na rede pública, com o objectivo de melhorar a gestão e exploração do sistema de abastecimento de água.

PUBLICIDADE

«Associado à recolha automatizada e centralizada de informação para medição e controlo dos volumes de água que entram e saem da rede está a ser instalado um software de apoio que permitirá controlar eventuais perdas e identificar padrões de variabilidade de caudais, gerando alertas para valores anómalos», acrescenta.

Segundo a autarquia, «com a instalação destes equipamentos serão prosseguidas quatro linhas de acção para a gestão de perdas no abastecimento público: primeiro será feita a medição zona a zona, em seguida proceder-se-á à detecção e localização de grandes consumos e/ou reparação de fugas, depois será implementada a Gestão de Pressões e, por fim, será feita a reabilitação de condutas que se revelem problemáticas».

«Associada à detecção precoce de fugas, será possível conseguir através da Medição Zonada, uma mais rápida e eficaz localização e reparação das mesmas, de forma a minimizar os volumes de água perdidos», sublinha.

O Município acentua que «toda a rede municipal contará com este conjunto de ferramentas que permitirão efectuar, de forma significativamente mais consolidada e sistemática, o controlo de perdas reais nos sistemas de abastecimento de água sob gestão da autarquia».

Esta operação foi financiada pela União Europeia através do POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, com uma contribuição de Fundo de Coesão de 359.529,70 euros.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS