OPINIÃO

OPINIÃO -

O segredo para ter um relacionamento saudável a longo prazo

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Artigo de Renato Raposo

 

Estar apaixonado é bom mas, como sabemos, não dura para sempre. A paixão dura em média cerca de 2 anos. É um período onde estamos activamente a pensar no outro e vivemos um mundo de fantasia dentro da nossa cabeça em relação ao outro. Quando termina dá lugar a um novo desafio, amar.

PUBLICIDADE

O segredo para amar a longo prazo é encher o “depósito de amor” do nosso parceiro. Esse depósito de amor esvazia ao longo do tempo e temos de ser nós a voltar encher o depósito de amor do nosso parceiro.

Na fase de aprender a amar inúmeros casais perdem-se ao comunicarem em linguagens de amor diferentes. Imagine falar em Português com um Chinês, será que ele nos vai entender? Claro que não! Nos relacionamentos é igual, temos que falar na linguagem do outro para que ele entenda o nosso amor.

De acordo com o conselheiro matrimonial americano Gary Chapman existem 5 linguagens de amor:

Linguagem #1 – Palavras de Apreço

Ouvir palavras de apreço, elogios ou coisas que admiramos no outro são exemplos do que ele quer ouvir. As palavras são muito importantes e podem valer mais do que tudo o resto. Receber uma SMS a meio do dia de trabalho a dizer “Amo-te, és a mulher da minha vida” pode ter mudar o dia da pessoa.

Linguagem #2 – Tempo de Qualidade

Há casais que passam muito tempo juntos e não passam necessariamente tempo de qualidade. Dedicar 100% da atenção ao seu parceiro no momento presente, arranjar tempo para fazer uma actividade que ele gosta ou fazer planos a dois são exemplos de tempo de qualidade.

Linguagem #3 – Receber presentes

Presentes são encarados como símbolos do nosso amor, não importa o quão valioso seja nem o preço que tenha. Nesta linguagem de amor o presente é um símbolo de amor e uma validação.

Linguagem #4 – Atos de Servir

Considere servir alguém ou algo que o seu parceiro ame: um familiar, cuidar de um animal ou ajudar uma causa. Fazer algumas tarefas em casa para aliviar a carga nele também é uma forma de o fazer sentir-se amado.

Linguagem #5 – Contato Físico

Dar a mão, abraçar e tocar de um modo geral são gestos muito apreciados nesta linguagem. Não está relacionada com o ato sexual mas sim com o tato.

Lembre-se que as linguagens são diferentes em cada pessoa e é muito importante que aprenda com o seu parceiro ativamente como ele quer viver e receber a sua linguagem de amor. Aprenda com ele e desafie-se a amar na linguagem dele!

Faça o teste em www.5lovelanguages.com

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS