REGIÃO

REGIÃO -

Orçamento Participativo do IPCA de 2021 apresentado publicamente a 15 de Abril

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Orçamento Participativo do IPCA de 2021 vai ser apresentado publicamente no dia 15 de Abril, a partir das 15h00, numa sessão que contará com a participação de Nelson Dias, consultor e coordenador de inúmeros projectos na área em todo o mundo, entre os quais o Orçamento Participativo Portugal. A sessão terá lugar no Auditório Eng.º António Tavares, no IPCA, em Barcelos, e poderá ser, também, acompanhada em formato online.

O principal objectivo do Orçamento Participativo do IPCA é «promover a participação dos estudantes na governação da instituição, convidando-os a apresentarem projectos que possam integrar o respectivo orçamento».

O Orçamento Participativo do IPCA de 2021 será o segundo na história da instituição. A primeira edição aconteceu em 2019, tendo proposta vencedora resultado na implementação de melhoramentos no espaço disponível para o consumo e preparação das refeições trazidas de casa pelos estudantes, situado no edifício dos Serviços de Acção Social e da Cantina.

PUBLICIDADE

A sessão pública do Orçamento Participativo do IPCA 2021 decorre e direto através do canal de Youtube do IPCA: https://www.youtube.com/channel/UCFbcUEN9As7gJZVoeXgZouQ

NÉLSON DIAS

Nélson Dias, para além de ter sido coordenador do Projecto Orçamento Participativo Portugal, financiado pela União Europeia através da iniciativa comunitária “EQUAL”, tem desempenhado inúmeras funções nesta área. Entre os vários projectos em que está, ou esteve, envolvido, foi consultor do Banco Mundial para o desenvolvimento dos “Orçamentos Participativos para a Melhoria da Governação Mundial”. Um trabalho que tem, também, realizado em Portugal, desde 2006, assessorando vários municípios na concepção, desenvolvimento e avaliação dos respetivos processos de Orçamentos Participativos, nomeadamente Lisboa, Cascais, Ponta Delgada, Funchal, Vila Verde e Caminha, entre outros. A actividade de consultoria tem-se estendido, ainda, a processos de Orçamento Participativo Jovem, igualmente em inúmeros municípios.

Nelson Dias é também o criador da “infoOP”, a primeira aplicação informática a nível mundial programada para apoiar a concepção, gestão e avaliação dos processos de Orçamentos Participativos. É, igualmente, autor de várias publicações, incluindo a coordenação das duas edições do livro “Esperança Democrática – Orçamentos Participativos no Mundo”, bem como do “Atlas Mundial dos Orçamentos Participativos”.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS