REGIÃO

REGIÃO -

Pais boicotam aulas por “falta de condições de segurança” dos alunos em escola de Barcelos

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Os alunos da EB1/JI de Fraião em Tamel S. Veríssimo, em Barcelos, recusaram frequentar as aulas a partir desta quinta-feira enquanto não estiverem reunidas “condições dignas” para acolher as crianças na escola que se encontra em obras, para remoção do amianto. A Câmara assegura que a reparação já está a decorrer.

Em declarações à Rádio Barcelos, Marta Ribeiro, tesoureira da Associação de Pais, relatou que os pais criticam o facto de as obras terem começado no início do ano lectivo, “uma situação que se agravou com a chuva dos últimos dias a causar danos, já que o telhado se encontrava a descoberto”.

PUBLICIDADE

Os encarregados de educação consideraram, assim, que não há condições de segurança para manter os alunos na escola e perante a ausência de uma decisão do Delegado de Saúde ou Câmara Municipal, não levaram as crianças para a escola.

A responsável adiantou à estação de rádio barcelense que não foi possível recorrer ao ensino à distância, uma vez que o Agrupamento só pode recorrer a esse formato se houver uma formalização de falta de condições por parte do município ou do Delegado de Saúde.

“PEQUENA INUNDAÇÃO”

Entretanto, a Câmara Municipal, admitindo que houve uma “pequena inundação”, garantiu que todos os estragos estarão reparados até ao final desta quinta-feira.

Em resposta escrita enviada à Lusa, e na reacção ao boicote às aulas decretado pelos pais, a Câmara acrescenta que o amianto retirado “está embalado e colocado em zona apropriada, não representando qualquer perigo para a saúde dos alunos e dos profissionais”.

Segundo a Câmara, o decorrer da obra de remoção do amianto, “verificou-se uma pequena inundação provocada pela chuva que afectou o soalho, situação entretanto já reparada pelo empreiteiro”.

“Igualmente, duas salas foram afectadas na parte eléctrica, estando uma delas já reparada e a outra deve ser reparada ao longo do dia de hoje [quinta-feira]. Os materiais pedagógicos danificados foram substituídos, numa colaboração da Junta de Freguesia”, acrescenta.

Fotos: Rádio Barcelos

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.