VERÃO 2024

VERÃO 2024 -

Paredes de Coura celebra o ‘Solstício de Verão’

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Povoado Fortificado da Cividade em Cossourado, Paredes de Coura, volta a celebrar o Solstício de Verão este sábado, 22 de junho, a partir das 20h00. Mais uma vez, centenas de pessoas juntas voltam a celebrar a entrada num novo verão e este ano também com a particularidade de proporcionar a partir das 18h00, a crianças de todas as idades, uma visita arqueológica e oficina de trabalhos manuais com uma componente pedagógica relacionada com as técnicas da antiguidade.

Esta visita arqueológica tem orientação/dinamização do arqueólogo Diogo Amado. Os participantes, crianças de todas as idades, poderão levar o resultado do seu trabalho para casa e a inscrição pode ser feita através do seguinte endereço – associacao.acividade@gmail.com

A partir das 20h00, o Povoado Fortificado da Cividade em Cossourado começa a receber os convivas para a grande festa do solstício. Os petiscos e bebidas combinam saborosamente com aquele ambiente natural. A festa prolonga-se celebrando a vida e saudando um novo Solstício de Verão.

Não faltarão rituais ao pôr-do-sol, queimada à meia-noite, música celta, gaitas de foles e bombos, recriando tempos idos no Povoado Fortificado de Cossourado, um povoado que remonta à Idade do Ferro em cujo território quase todos os anos se festeja a união do Pai Sol e da Mãe Terra.

Refira-se que há três anos, o Povoado Fortificado de Cossourado ou Forte da Cidade foi classificado como Monumento Nacional pelo Decreto n.º 15/2021, de 7 de junho, dado o interesse dos bens enquanto “testemunho notável de vivências ou factos históricos”, como consta do decreto governamental.

Promovido pela Associação A Cividade, em colaboração com o Município de Paredes de Coura, esta celebração do Solstício de Verão tem acontecido quase todos os anos no sábado mais próximo do dia do solstício, no Povoado Fortificado de Cossourado, respeitando a natureza do local, demonstrando que a classificação é coadunável com o espírito desta celebração do Solstício que visa, precisamente, a valorização pela comunidade do achado arqueológico e a sua promoção junto dos potenciais visitantes.

ovilaverdense@gmail.com

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.