REGIÃO

REGIÃO -

Ponte de Lima acolhe 19ª palestra do ciclo de conferências “Estórias do Minho – Narrativas no Feminino de uma Geografia Identitária”

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Museu dos Terceiros, em Ponte de Lima, recebe no próximo dia 27 de Novembro, às 15h30, a conferência “Teresa, Infanta de Leão e Condessa de Portucale”, da autoria do professor Luís Carlos Amaral. 

Esta palestra integra o ciclo das conferências “Estórias do Minho – Narrativas no Feminino de uma Geografia Identitária”, no âmbito do projecto “PA2. Touring Cultural – Identidade Cultural do Minho”, que é cofinanciado pelo Norte 2020 e promovido pelo Consórcio Minho Inovação, que integra as três Comunidades Intermunicipais (CIM) do Alto Minho, Cávado e Ave.

A 19ª conferência, a realizar-se em Ponte de Lima, tem como objectivo construir um momento de reflexão sobre Teresa de Leão e do seu papel na configuração política do Noroeste espanhol, nas décadas que antecedem a formação da Portugal. Esta conferência será uma «revisitação dos principais momentos do seu governo», e vai permitir compreender melhor a força e a capacidade interventiva de Teresa de Leão.

PUBLICIDADE

A conferência vai contar com a participação de vários investigadores, como Luís Carlos Amaral, investigador do CITCEM, Arnaldo Sousa e Melo, professor auxiliar Departamento de História do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, e ainda Maria Joana Costa Gomes, investigadora do Instituto de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

A mesa redonda, que terá lugar às 16h15, vai contar com a moderação de Maria Amélia Ribeiro de Carvalho, docente no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho.

Esta sessão vai encerrar com a participação do Grupo Vocal Ançable que vão interpretar trechos musicais do século XII do reino de Leão.

A participação nesta sessão é gratuita, mas requer inscrição através do link www.minhoin.com . A palestra vai ser transmitida também em formato online e pode ser vista em: https://www.facebook.com/municipiopontedelima. 

De recordar que este ciclo de Conferências percorre os 24 municípios do Minho e pretende valorizar um olhar inovador sobre a herança cultural do Minho, focada no feminino. 

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.