REGIÃO –  Ponte de Lima adere à Rede Europeia de Cidades Sabor SUR

REGIÃO –
Ponte de Lima adere à Rede Europeia de Cidades Sabor SUR

A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou por unanimidade a celebração de um protocolo de adesão à Rede Europeia de Cidades Sabor SUR.

A finalidade deste acordo de adesão é marcar e coordenar a actuação da Rede Europeia de Cidades Sabor SUR e do município de Ponte de Lima, no âmbito deste projecto, tendo por base a alimentação mediterrânea, saudável e sustentável”, explica a autarquia em nota às redacções.

PUBLICIDADE

À Rede Europeia de Cidades Sabor SUR compete oferecer à autarquia limiania e aos empresários e empreendedores, o acesso gratuito, do tecido empresarial local, a uma plataforma de formação online com um total de trinta cursos na área da gastronomia, a venda de produtos e serviços locais em sistema de comércio electrónico multi-idioma.

Estão ainda incluídos a promoção de produtos combinados, o compromisso de aquisição de produtos locais dos municípios aderentes à rede, o acesso livre à base de boas práticas municipais e de empreendimento em matéria de desenvolvimento local, sustentável e inovador, ligado à alimentação, à participação em iniciativas a cofinanciar com fundos europeus, e a aquisição gratuita da bandeira como membro da rede.

Por sua vez, cabe ao município expor os sinais que identificam a adesão ao projecto e incluir a ligação à página electrónica do Projecto Sabor SUR na página electrónica do município, preencher o formulário de inscrição para adesão à rede europeia, permitir a validação dos dados constantes no formulário, e distribuir pelos empresários locais informação de acesso aos recursos online de formação e venda de produtos locais habilitados, através do projecto.

A Rede Europeia de Cidades Sabor SUR é uma iniciativa promovida por um consórcio composto por dez entidades de Espanha e Portugal, financiado pela União Europeia. Este consórcio é constituído por três municípios de Andaluzia, La Palma del Condado, Ayamonte e Lepe, em Huelva, quatro centros académicos e de investigação em alimentação, Universidades de Évora, Algarve e Trás-Os-Montes, o Centro Tecnológico ADESVA, Huelva, dois centros de formação especializado em gastronomia e tecnologias de informação e o Núcleo Empresários do Algarve.

É objectivo desta rede apoiar a administração local a melhorar o desenvolvimento local no eixo de alimentação e em matérias como capacitação de empreendedores, promoção de turismo gastronómico e venda de produtos locais via comércio electrónico.