AMBIENTE –

AMBIENTE – -

Portugal é o 4.º país da UE com maior poluição sonora e dos que menos recicla

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Segundo dados do Eurostat, gabinete de estatísticas da União Europeia (UE), agora divulgados, Portugal era, em 2017, o quarto país da UE com a população mais exposta a poluição sonora. Para além disso, era ainda o oitavo país dos 28 Estados-membros com menor taxa de reciclagem de lixo municipal.

Os dados divulgados pelo Eurostat surgem como ponto de situação sobre as cidades e comunidades sustentáveis, no âmbito dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável estipulados pela Comissão Europeia.

PUBLICIDADE

Relativamente ao primeiro indicador, 23,5% da população portuguesa afirmava estar exposta ao ruído em 2017. Esta percentagem fica apenas atrás dos valores registados na Alemanha, Holanda e Malta. Do outro lado da moeda surgem a Estónia, Croácia e Irlanda, todos eles com valores iguais ou inferiores a 9%, bem abaixo da média comunitária da UE fixada nos 17,5%.

Quanto à a taxa de reciclagem de resíduos municipais – relativamente ao total de lixo gerado – Portugal encontrava-se, em 2017, na oitava posição dos que menos reciclavam. Nesse ano, a taxa portuguesa era de 28,4%, enquanto que a média comunitária era de 46,4%.

Os países da UE com maiores taxas de reciclagem de resíduos municipais eram a Alemanha, Eslovénia e Áustria, enquanto que os valores mais baixos pertenciam à Malta, Roménia e Chipre.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS