REGIÃO -

REGIÃO - -

Praias de Esposende mantêm Bandeira Azul

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

As praias de Apúlia, Ofir, Suave Mar e Cepães, voltaram a merecer a distinção da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) para a época balnear 2019, continuando a ostentar o galardão também obtido nos anos anteriores.

Este ano, o Centro de Educação Ambiental (CEA) foi também reconhecido como Centro Azuldesenvolvendo o apoio a actividades de educação ambiental no âmbito das actividades da Bandeira Azul.

Em 2019, além dos critérios utilizados nos anos anteriores, nomeadamente a qualidade da água balnear, os acessos e apoios de praia e a existência de nadadores-salvadores, a ABAE levou em conta aspectos relacionados com projectos de eficiência energética e de responsabilidade social.

PUBLICIDADE

Refira-se que as praias de Apúlia e Cepães figuram entre as praias que, em Portugal, estão preparadas para receber pessoas com mobilidade condicionada, sendo, por isso, Praias Acessíveis.

Associando-se ao investimento na qualidade das praias, o município de Esposende tem também promovido o reforço da vigilância e salvamento marítimo através de meios humanos e técnicos, quer através da colocação de bóias de salvamento que permitem, em casos de pré-afogamento, que qualquer pessoa possa socorrer a vítima, quer pela contratação de Nadadores-Salvadores para várias zonas não concessionadas que apresentam uma forte utilização.

O programa Bandeira Azul para 2019 incide no tema “do rio ao mar sem lixo”, pretendendo sensibilizar para o facto de o lixo marinho ter origem em actividades terrestres, bem como para as consequências dos comportamentos humanos e para o papel dos rios enquanto ponte de ligação entre a terra e o mar.

Esta postura enquadra-se nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas, nomeadamente os referentes a Educação de Qualidade (ODS 4), Água Potável e Saneamento (ODS 6), Acção Climática (ODS 13), Proteger a Vida Marinha (ODS 14), Proteger a Vida Terrestre (ODS 15) e Parcerias para a Implementação dos Objectivos de Sustentabilidade (ODS 17).

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.