O preço das casas para arrendar no distrito de Viana do Castelo subiu 18,5% em 2021, revelou esta terça-feira o portal imobiliário idealista. Em Braga o preço do arrendamento manteve-se praticamente inalterado (-0,1%).
Em comunicado, o portal especifica que as maiores subidas de preço ocorreram em Castelo Branco (20%), Viana do Castelo (18,5%) e Leiria (11,9%), seguindo-se Vila Real (8,6%), Faro (7,6%), Ilha da Madeira (6,5%), Coimbra (6%), Setúbal (5,6%) e Santarém (2,3%).
Em sentido contrário, desceram na Ilha de São Miguel (-13,5%), Viseu (-8,1%), Lisboa (-3,8%), Aveiro (-1,5%) e Porto (-0,6%). Em Braga e Évora, por seu turno, o preço do arrendamento manteve-se praticamente inalterado em 2021 em ambos os distritos (-0,1%).
Apesar da subida do preço das casas para arrendar no Alto Minho, Viana do Castelo está entre os distritos com preços mais económicos. Segundo o ranking revelado pelo idealista, arrendar casa nesta região custa 6,2 euros/m2.
No que respeita às cidades que são as capitais de distrito, o idealista adianta que o preço de arrendamento no ano passado aumentou 14,3% na cidade de Viana do Castelo. Apesar da subida, continua a ser das cidades portuguesas onde é mais barato arrendar casa, sendo que o custo por metro quadrado é agora de seis euros.
A nível nacional, ainda de acordo com a análise efectuada pelo idealista, o preço das casas para arrendar desceu 4,3% em 2021. Arrendar casa em Portugal tinha “um custo de 10,7 euros/m2” no final do mês de Dezembro do ano passado, tendo em conta “o valor mediano”, enquanto a diminuição registada no quarto trimestre do ano foi de 0,9%.