LAGE –

LAGE – -

PS critica instalação de contentor de lixo no Penedo e pede solução urgente

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Os vereadores do PS na Câmara de Vila Verde defendem que a instalação do contentor subterrâneo para lixo orgânico na Rua Barromau, no Loteamento do Penedo, na Lage, «tem contribuído para colocar em risco a saúde de todos quanto habitam aquela zona», um «problema que se arrasta há mais de um ano».

«Se é certo que nalguns casos a falta de civismo leva ao acumular de lixo, muito dele depositado por não residentes, a verdade é que animais vadios e o calor do verão transformam um agradável bairro da Lage num local onde pairam maus cheiros e com uma imagem que não é a que queremos da nossa terra: lixo espalhado por todo o lado», referem.

Segundo os socialistas, «numa zona com 150 habitações, facilmente se percebe que um único contentor subterrâneo é insuficiente».

PUBLICIDADE

«Parece-nos que foi infeliz a decisão de ali instalar o contentor subterrâneo, posição que será defendida pela Junta de Freguesia da Lage, já que esta terá requerido a eliminação desse contentor e o regresso no local da recolha de lixo porta-a-porta, tal como acontece noutras zonas do concelho», frisam.

Em comunicado, os vereadores do PS dizem que, «para piorar a situação e levar a um maior descrédito desta gestão autárquica, em Abril de 2017, o Adjunto do Presidente da Câmara informou os moradores, por escrito, de que a Ecorede/Rede Ambiente passaria a esvaziar e limpar esse contentor duas vezes por semana, à segunda e à sexta-feira».

«Mentiu-lhes, pois o referido contentor continua a acumular lixo durante vários dias, sem qualquer limpeza ou manutenção, conforme está contratualmente previsto no documento que rege a prestação do serviço de recolha de lixo. Aliás, este problema que se verifica na Lage acontece um pouco por todo o concelho de Vila Verde e esta é uma situação que tem de ser resolvida com urgência», criticam.

Por essa razão, José Morais, Luís Castro e Cláudia Pinto pedem que «os serviços técnicos do departamento de ambiente do Município de Vila Verde, em conjunto com a Junta de Freguesia da Lage e moradores do loteamento do Penedo, Lage, avaliem a situação e procurem a melhor solução».

«Uma solução que resolva definitivamente o problema e demonstre que o poder autárquico em Vila Verde está empenhado em melhorar a qualidade de vida das pessoas», acentuam.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS