OPINIÃO

OPINIÃO -

Quando os avós cuidam dos netos a tempo inteiro

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Opinião de Maria Vale, Elemento da CPCJ de Vila Verde

 

O apoio dos avós, no dia-a-dia dos mais novos, constitui-se fundamental. Atualmente, com a bênção da longevidade humana e a qualidade do processo do envelhecimento são, cada vez mais, os avós que asseguram os cuidados dos seus netos, quando os pais estão dedicados às exigências laborais. 

PUBLICIDADE

Às vezes, são também estes que, em situações de maltrato infantil, abuso e negligência parental, intervêm nos Processos de Promoção e Proteção instaurados, e         se prontificam a assumir a guarda provisória dos netos e o papel de cuidadores a tempo inteiro. Exemplo desta realidade, são as Medidas de Apoio Junto de Outro Familiar (algumas, na pessoa dos avós) aplicadas pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo de Vila Verde.

Para estes avós, as doenças próprias da terceira idade, a potencial sobrecarga financeira, o ajustamento do seu projeto de vida, a reorganização individual, familiar e social, os dilemas da simultaneidade dos estatuto e papéis (avós versus pais) e as inquietações de um futuro mais curto, não parecem comprometer esta decisão inesperada. 

Na tríade filhos-netos-avós … aos filhos adultos, possibilitam-lhes a oportunidade de se restituírem, de se tornarem responsáveis, e de desenvolverem competências parentais. Aos netos, oferecem-lhes amor, cuidados, segurança e um contexto promotor do seu bem-estar e desenvolvimento integral, transmitem-lhes valores, inspiram-nos com sabedoria, consolidam-lhes o sentimento de pertença familiar, e afastam-nos da eventual possibilidade de confiança a pessoa idónea ou acolhimento institucional. E aos avós, estes netos retribuem-lhes com carinho, respeito, alegria, energia, companhia, sentimento de utilidade, e igualmente com alguns desafios da sua geração. 

A configuração familiar ideal para um crescimento, desenvolvimento e ajustamento saudável será ou não aquela em que os adultos privilegiam as necessidades das crianças em prol das suas?

 Um bem-haja a todos os avós, que às vezes, se constituem a única linha da frente dos seus netos!

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS