As praias de Apúlia, Ofir, Suave Mar e Cepães, de Esposende, voltam a figurar entre as galardoadas com a Bandeira Azul da Europa, para a época balnear 2018, repetindo a distinção dos anos anteriores.
Ao reunir todos os requisitos que permitem uma oferta turística e ambiental de qualidade, reforçando a condição de destino balnear de excelência, Esposende distingue-se, ainda, ao inscrever as praias de Apúlia e Cepães entre as poucas do país que estão preparadas para receber pessoas com mobilidade condicionada.
O Gabinete de Comunicação da Autarquia salienta que «a atribuição do galardão Bandeira Azul às quatro praias representa a confirmação do cumprimento de um vasto conjunto de critérios, nomeadamente de qualidade da água, de segurança e serviços, de gestão ambiental e equipamentos e de informação e educação ambiental».
Neste último ponto, o Município, com a colaboração a empresa municipal Esposende Ambiente, promove a realização de actividades de educação ambiental, reforçando a sensibilização para a defesa destes locais e dos seus ecossistemas.
Associado à qualidade das praias, o Município aposta, ainda, no reforço da vigilância e salvamento marítimo através de meios humanos, mas também com inovações técnicas, como é o caso das boias de salvamento que permitem, em casos de pré-afogamento, que qualquer pessoa possa socorrer a vítima.
O programa Bandeira Azul para 2018 incide no tema “O Mar que Respiramos”, uma vez que 50% do dióxido de carbono lançado na atmosfera é absorvido pelos oceanos e 70% do oxigénio da Terra é produzido pelo plâncton marinho.
O papel das florestas marinhas é, pois, fundamental e urge preservar e valorizar tal património natural.