REGIÃO

REGIÃO -

Quintas de vinho inspiram alunos do Politécnico de Viana do Castelo a pintar telas em acrílico

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Organizado pelo Município de Monção, o projecto “Arte em Trânsito 2021” – que decorrerá em três períodos distintos – junta alunos da Escola Superior de Educação (ESE), do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), e da Faculdade de Belas Artes de Pontevedra, da Universidade de Vigo. Desenvolvido em parceria entre uma instituição pública e estabelecimentos de ensino superior da região transfronteiriça, o projecto tem como finalidade «criar uma cumplicidade harmoniosa entre o território vinhateiro de Monção e a vocação artística dos estudantes daqueles estabelecimentos de ensino».

Em nota enviada, pode ler-se que a ideia passa por «convidar diferentes alunos, em diferentes fases, para trabalharem no mesmo projecto».

O primeiro encontro já decorreu e quatro alunos, dois de cada instituição, trabalharam numa quinta produtora de vinhos verdes, passando para a tela um conjunto de configurações geométricas e cores luminosas. Este trabalho a várias mãos «correu muito bem» e as alunas «gostaram da experiência», confirmou o professor da ESE-IPVC, Hélder Dias, evidenciando as mais-valias deste projecto.

«Este projeto tem vários aspectos positivos, desde a criação de redes até à possibilidade de desenvolver um trabalho num contexto diferente», realçou o professor, sublinhando ainda «o intercâmbio e a importância de conhecer pessoas de outros países com outras abordagens».

O trabalho ficou incompleto, sendo agora retomado no próximo fim-de-semana com as alunas da ESE-IPVC, Rita Braga e Lisandra Carneiro, e mais dois alunos da Faculdade de Belas Artes de Pontevedra. Entretanto, já está marcado para os dias 6 e 7 de Maio a conclusão do trabalho. No total, o projecto “Arte em Trânsito 2021” envolve 12 alunos, seis de cada instituição de ensino superior, «numa verdadeira comunhão de ideias e de partilha de experiências artísticas».  As diferentes etapas desta residência artística a várias mãos estarão patentes ao público na Sala Terroir do Museu do Alvarinho. O resultado do primeiro momento pode ser visto de segunda a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

No final do projecto (a 22 de Setembro de 2022), cada uma das instituições ficará com uma tela, ficando as outras duas telas a pertencer ao espólio do Museu Alvarinho do Município de Monção.

Ainda há a possibilidade de se realizar a exposição com itinerância pelas instituições envolvidas.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.