REGIÃO

REGIÃO -

Rafael Pinto (PAN) desafia Câmaras de Braga a seguir exemplo das autarquia do Alto Minho no protesto contra exploração de lítio

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Rafael Pinto desafiou os autarcas do distrito de Braga a seguir o exemplo dos presidentes das câmaras municipais do Alto Minho que este sábado participaram numa manifestação contra a exploração de lítio.

O porta-voz da distrital do PAN, que se juntou às mais de 1.300 pessoas que este sábado se manifestaram em Viana do Castelo contra a exploração de lítio, lembra em comunicado ao PressMinho/OVilaverdense/OAmarense que no distrito bracarense que cinco concelhos são abrangidos pela área de prospecção: Barcelos, Braga, Celorico de Basto, Cabeceiras de Basto e Vieira do Minho.

“Desafio os presidentes destas Câmaras e das restantes do distrito a seguirem o exemplo dos autarcas de Viana e a pronunciarem-se publicamente com a sua posição neste tema”, pede Rafael Pinto, que encabeçou a lista do Pessoas-Animais-Natureza à Câmara de Braga nas últimas Autárquicas.

PUBLICIDADE

Em Viana, defendeu que “as populações que têm que ser ouvidas”. “O poder local tem que ser ouvido”, avisou.

Entretanto, Rafael Pinto acompanhou, na passada segunda-feira, o grupo parlamentar do partido numa visita à Serra D’Arga e zonas envolventes, em conjunto com as associações e população local.

“O que encontramos são zonas de elevado valor natural e zonas povoadas que estão dentro da área de prospecção. Já apresentamos uma proposta para que estas sejam excluídas”, acrescenta o porta-voz no comunicado.

O partido visitou ainda as antigas minas de volfrâmio, em Covas, em Cerveira, onde “foi possível ver os grandes impactos ambientais que persistem até hoje, nomeadamente com o escorrimento de águas tóxicas que desaguam no rio Coura”.

Outra das medidas propostas pelo PAN é que as Câmaras Municipais tenham poder de veto sobre estes projectos.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS