PAÍS

PAÍS -

Reabertura dos cinemas contou com cerca de 4.700 espectadores em perto de 330 salas

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Pelo menos 4.761 espectadores foram ao cinema na segunda-feira, dia de reabertura das salas, seguindo o plano de desconfinamento em tempo de pandemia, revelou à agência Lusa fonte do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).

Segundo o ICA, que reúne estatística regular sobre a exibição cinematográfica no país, as exibidoras reportaram cerca de 27 mil euros de receita de bilheteira na segunda-feira, mas nem todas as salas reabriram portas.

PUBLICIDADE

Das 561 salas de cinema existentes no país, e o ICA indica que, na reabertura, obteve dados de bilheteira de 333 salas, entre independentes e recintos multiplexes, localizados sobretudo em centros comerciais.

Seguindo o plano de desconfinamento, na segunda-feira reabriram os teatros, as salas de cinema e de espectáculos na generalidade do território nacional, excepto nos concelhos de Moura, Odemira, Portimão, Rio Maior, Alandroal, Albufeira, Carregal do Sal, Figueira da Foz, Marinha Grande e Penela, onde a situação de risco pandémico da covid-19 é mais elevada.

Embora as estreias cinematográficas sejam habitualmente à quinta-feira, muitas exibidoras decidiram antecipar para segunda-feira a estreia em sala de vários filmes, entre os quais um dos que tem conquistado mais prémios e que é favorito aos Óscares: ‘Nomadland – Sobreviver na América’, da cineasta sino-americana Chloé Zhao.

O funcionamento das salas de cinema nesta reabertura é nos mesmos moldes aquando do encerramento, com obrigatoriedade de uso de máscara, de distanciamento, de higienização dos espaços e de definição de circuitos de circulação.

Quanto aos horários de funcionamento, segundo a Inspecção-Geral das Actividades Culturais (IGAC), as salas de espectáculos, cinemas, auditórios e teatros terão de encerrar às 22:30, durante a semana, e, às 13:00, aos fins de semana.

Segundo o ICA, com a pandemia da covid-19, a exibição cinematográfica em Portugal sofreu, em 2020, uma quebra de 75,55% em audiência e em receitas face a 2019, para um total de apenas 3,77 milhões de espectadores e 20,4 milhões de euros.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS