Este sábado voltou a ser batido o recorde de sensação térmica alguma vez registado no Rio de Janeiro. Segundo o Sistema Alerta Rio, às 10h20 da manhã, o valor registado pela Estação de Guaratiba era de 60,1 graus Celsius.
A sensação térmica é aquilo que as pessoas realmente sentem, independentemente do valor registado pelos termómetros oficiais, pois ao calor soma-se, entre outros fatores, a humidade relativa do ar.
Essa sensação térmica sufocante foi registada na estação meteorológica de Guaratiba, na zona oeste da cidade, às 10h20.
A temperatura oficial máxima monitorada este sábado foi de 40,3 graus, registados pelos equipamentos da estação meteorológica de Irajá, na zona norte.
A maior sensação térmica anterior foi de 59,7 graus, registada também em Guaratiba no dia 17 de novembro do ano passado.
O Brasil está, neste momento, em alerta vermelho para o calor, tendo registado várias temperaturas acima do normal, mas este é um novo recorde, segundo relata a CNN Brasil. O último pico de calor aconteceu em novembro de 2023, quando foi registada uma sensação térmica de 59,7ºC.
O Rio de Janeiro está a registar temperaturas 5ºC acima da média e apresenta “potencial perigo” de aumento dos valores, juntamente com Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás. No caso do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a classificação é de “grande perigo”.
oamarense@gmail.com