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Romance histórico e Lenço de Namorados inspiram criação de nova fragrância

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«Inspirada num dos romances mais icónicos da História de Portugal e enquadrada pelos motivos do Lenço de Namorados», a fragrância “1355” foi apresentada esta terça-feira em Braga como o novo produto associado à marca Namorar Portugal. A cerimónia marcou o arranque da programação do Mês do Romance, promovido pelo Município de Vila Verde ao longo deste mês de Fevereiro.

«É um novo produto que vem reforçar o alcance e a abrangência da marca Namorar Portugal, registada pelo Município de Vila Verde. Esta marca territorial representa uma mais-valia económica, social e cultural, no âmbito desta aliança das tradições e da inovação como aposta estratégica para o desenvolvimento do concelho», explicou a presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes.

A autarca elogiou ainda a «qualidade e a contextualização inspiradora» que sustentaram a produção da nova fragância da “Yntenzo”, que conseguiu conjugar a inspiração no ícone do concelho de Vila Verde – o Lenço de Namorados – com o sentimentalismo de um dos relatos de amor mais icónicos da História de Portugal: o romance com fim trágico entre D. Pedro I e Inês de Castro.

O nome do produto nasce como «uma homenagem à data da morte de Inês de Castro, assassinada em 1355» e é também uma «oportunidade para despertar o interesse e o conhecimento pela História de Portugal», como frisou Júlia Fernandes.

Constituída maioritariamente por flores de cerejeira, “1355” é uma fragrância romântica, para ser usada como ambientador, produzida pela empresa Nortempresa. Além da data – explicou Inês Silva, directora de marketing –, o perfume em estado líquido é «uma referência à Fonte das Lágrimas, localizada na Quinta das Lágrimas, cenário idílico da paixão de D. Pedro e Inês de Castro».

DIFERENCIAÇÃO NO MERCADO

O resultado do novo produto da Yntenzo foi destacado pelo empresário Daniel Vilaça, que apontou como uma resposta para superar as dificuldades deste período de imensas dificuldades, devido ao contexto da pandemia.

Sublinhando a produção manual que caracteriza o produto, numa embalagem com um lacre e um rótulo feito em tecido, Daniel Vilaça defendeu a «aposta nas tradições e na identidade cultural das nossas comunidades como factores de valorização e diferenciação no mercado nacional e além-fronteiras».

A autarca Júlia Fernandes frisou também o «contributo da Yntenzo na internacionalização da marca Namorar Portugal», que quinta e sexta-feira vai colocar em evidência novas produções inspiradas no Lenço de Namorados.

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