PAÍS

PAÍS -

Montenegro diz que Governo já deu ‘mais peso político’ à agricultura no ministério liderado por José Manuel Fernandes

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, considerou esta terça-feira a agricultura como um setor estratégico e disse que o Governo, desde que tomou posse, já deu “mais peso político” ao ministério que tutela a área e que é liderado pelo vilaverdense José Manuel Fernandes.

“A prioridade da agricultura e das pescas como setor estratégico já começou a mudar com este Governo, com aquilo que é a nossa filosofia”, afiançou o chefe do Governo, durante a sua intervenção na sessão de abertura da 40.ª edição da feira agropecuária Ovibeja.

Perante uma sala cheia, Luís Montenegro destacou que tinha prometido “reintegrar as florestas no Ministério da Agricultura”, tendo esse compromisso sido já atingido: “Já cumprimos”.

“As florestas foram reintegradas no Ministério da Agricultura. Achamos que é a maior maneira de valorizar quer o setor florestal, quer o setor agrícola”, disse.

E “também prometemos que era necessário dar mais peso político, perdoe-se a expressão, mas é a forma mais fácil de exprimir o ponto, ao Ministério da Agricultura e de valorizar também a relação” deste “com o Ministério do Ambiente”, continuou.

“É por isso que estão aqui os dois ministros”, realçou, aludindo à presença, na cerimónia e no Governo, dos ministros da Agricultura e Pescas e do Ambiente e Energia, José Manuel Fernandes e Maria da Graça Carvalho, respetivamente.

Estes dois governantes “estão aqui de braço dado, aliás, já estavam” assim no Parlamento Europeu, onde “trabalhavam em conjunto”, afirmou.

“Não foi por isso que vieram os dois, mas já agora vieram os dois. Trabalhavam em conjunto, vão continuar a trabalhar em conjunto porque é em conjunto e em equilíbrio que os dois temas têm que ser tratados”, defendeu o primeiro-ministro.

Portugal tem de ser um país “que se preocupar com sustentabilidade ambiental, com as alterações climáticas, mas que se preocupa também em produzir”, sublinhou.

Nesta deslocação à Ovibeja, que decorre em Beja, até domingo, Luís Montenegro afiançou por diversas vezes que o Governo vai valorizar a agricultura, com decisões concretas, nomeadamente na área do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC), mas também no setor da água.

“Estamos a preparar um plano estratégico para a gestão e armazenamento da água que queremos implementar nos próximos anos em Portugal, resolvendo, do ponto de vista estrutural, uma matéria que é absolutamente crucial”, revelou o primeiro-ministro.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.