ROTA DAS COLHEITAS –Parada de Gatim promove desfolhada minhota no sábado

ROTA DAS COLHEITAS –
Parada de Gatim promove desfolhada minhota no sábado

A freguesia de Parada de Gatim regressa, no próximo sábado, para mais uma tradicional desfolhada minhota. A iniciativa, integrada no programa da “Rota das Colheitas”, vai decorrer no Lugar da Igreja, com início marcado para as 21h00, contando com a alegria da música popular minhota para animar a festa.

A abertura do evento fica entregue aos “Amigos da Paródia”. Depois, hora de arregaçar as mangas e pegar nas canas de milho para retirar as espigas.

PUBLICIDADE

Os tocadores de concertina e cantares ao desafio vão acompanhar a recriação e prolongam-se pela noite dentro. No final da desfolhada, haverá uma merenda com comida e bebida à disposição.

No ano passado, mesmo com chuviscos à mistura, foi «uma estreia bem-sucedida». Este ano, as previsões de bom tempo aumentam as expectativas e o presidente da Junta de Freguesia de Parada de Gatim espera «uma plateia bem composta» para a 2ª edição do evento.

Pedro Rodrigues vincou a importância de manter viva a tradição local numa freguesia que se orgulha da sua ruralidade, acrescentando que a iniciativa começa já a ganhar dimensão. «A desfolhada movimenta muita gente», assegura.