ENSINO SUPERIOR

ENSINO SUPERIOR -

Secretário de Estado classifica o IPCA como uma «instituição exemplar»

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Sobrinho Teixeira, classificou o IPCA como uma «instituição exemplar no panorama do ensino superior, pela forma como rapidamente cresceu e pelo papel que desempenhou na inversão de um dos principais cancros da região onde se insere, que era o desemprego e o trabalho infantil». Sobrinho Teixeira falava numa das sessões de boas-vindas aos novos estudantes do IPCA, que decorreu no Campus de Barcelos, no âmbito da iniciativa “Welcome IPCA”, destinada a facilitar o acolhimento e integração dos jovens que frequentam o ensino superior pela primeira vez.

O membro do governo manifestou, ainda, a sua «satisfação» com o regresso do ensino presencial, após as limitações impostas pela pandemia, considerando que, «também nesse particular o IPCA foi uma das instituições exemplares pela forma como, rapidamente, conseguiu adaptar-se». As sessões de acolhimento aos novos estudantes do IPCA tiveram lugar no Campus de Barcelos e, também, nos polos de Braga, Guimarães e Famalicão. Em Braga, nota para a presença de Ricardo Rio Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga.

Nestas sessões, também a presidente do IPCA, Maria José Fernandes, destacou o «regresso pleno ao ensino em regime presencial» no arranque do novo ano lectivo e descreveu-o como um momento que «ficará para sempre gravado» na memória de todos, após as restrições impostas pela pandemia. Dirigindo-se aos novos estudantes, Maria José Fernandes descreveu o IPCA como «uma instituição aberta ao mundo», inserida numa rede onde estão envolvidas sete instituições europeias – a RUN dando aos estudantes a oportunidade de trabalhar e estudar em outras instituições de ensino superior.

«O futuro constrói-se com o trabalho que começa aqui, não só no curso, mas em toda a actividade académica», salientou a presidente do IPCA, acrescentando tratar-se de um processo que implica «muito espírito de sacrifício, muita dedicação e muita transpiração».

A participação na vida académica fora da sala de aula foi um apelo lançado pelo presidente da Associação Académica do IPCA (AAIPCA), João Pedro Pereira. «Queremos que saiam daqui a dizer que foram os melhores anos das vossas vidas», disse o dirigente estudantil, que classificou o IPCA como «uma das melhores instituições, senão a melhor, de ensino superior politécnico do país».

Os novos estudantes foram depois conduzidos pelos colegas no âmbito de um programa de mentoria, o InIPCA, em que os estudantes mais antigos ajudam à integração e adaptação dos que agora entram no ensino superior.

“WELCOME IPCA”

O “Welcome IPCA” estendeu-se aos dias 7 e 8, sendo que no dia 7 continuou patente a mostra de cursos e projectos do IPCA terminando com um momento de convívio entre a comunidade académica: O Arraial Académico. O dia 8 foi dedicado aos novos estudantes com o Talk-Show “Ser Estudante no IPCA/Vida académica” onde, através de uma conversa informal e divertida, os novos estudantes puderam inteirar-se sobre a vivência no IPCA para além da componente pedagógica. As sessões de “Welcome” decorrem ainda nos Pólos de Vila Nova de Famalicão e Guimarães.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.