VILA VERDE

VILA VERDE -

UF do Vade considera que Plano de Recuperação e Resiliência é um «duro golpe para a população»

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A União de Freguesias do Vale expressou esta segunda-feira e em comunicado o «sentimento de grande desilusão e frustração» face ao Plano de Recuperação e Resiliência  apresentado pelo governo e colocado à discussão pública.

Localizada no Norte do Concelho de Vila Verde e inserida num território de baixa densidade e no interior rural, a zona do Vade tem as suas «potencialidades de desenvolvimento fortemente condicionadas pelas carências ao nível das comunicações e das acessibilidades».

Para o presidente de Junta da União de Freguesias do Vade, Carlos Cação, a «ausência de quaisquer investimentos estruturantes e vitais, designadamente ao nível da melhoria da rede viária e da instalação de rede de comunicação em fibra óptica, representa uma dura decepção para as nossas populações e um duro golpe nas suas legítimas expectativas».

«É urgente a requalificação da EN 101 que liga Braga ao distrito de Viana do Castelo e o acesso à A3», destaca.

«NÃO ATENDER ÀS PRETENSÕES DA POPULAÇÃO DO VADE É UMA VIOLAÇÃO DE TODOS OS PRINCÍPIOS, PRIORIDADES E OBJECTIVOS ASSUMIDOS PELO GOVERNO»

Sendo o Plano de Recuperação e Resiliência um «reforço de grande impacto dos fundos disponibilizados pela União Europeia para responder a uma crise sem precedentes, promovendo o reforço da coesão territorial e contribuindo para um desenvolvimento harmonioso do conjunto do território nacional» e tendo como uma das grandes prioridades a «redução da disparidade entre os níveis de desenvolvimento das diversas regiões, em particular das mais desfavorecidas», Carlos Cação sublinha que «não atender às pretensões da população do Vade é uma violação de todos os princípios, prioridades e objetivos assumidos pelo governo no próprio Plano de Recuperação e Resiliência».

O autarca acrescenta ainda que «na defesa dos interesses das nossas populações e do nosso território, a União de Freguesias do Vade recusa resignar-se perante a proposta do governo. É, por isso que contestamos a proposta do governo para o Plano de Recuperação e Resiliência, fazendo questão de assumir essas posição de forma clara e objetiva no âmbito da discussão pública do documento».

PROCESSO DE DISCUSSÃO PÚBLICA

Na mesma nota, a UF do Vale apela «à população e às diferentes organizações ligadas ao Vade que participem e façam sentir a sua voz no processo de discussão pública do Plano de Recuperação e Resiliência apresentado pelo governo», acedendo na internet através do link https://www.consultalex.gov.pt/ConsultaPublica_Detail.aspx?Consulta_Id=183.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.