A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte entregou esta quinta-feira à Câmara Municipal de Braga as novas viaturas elétricas para a área da saúde, um investimento de 680 mil euros financiados pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.
Ao todo, foram entregues pela ARS Norte ao município 19 carrinhas elétricas e 19 wallbox para carregamento, que permitem substituir a quase totalidade do parque automóvel afeto às diversas unidades de saúde do concelho.
O financiamento das viaturas, no valor de 680 mil euros, foi efetuado através do PRR, a que acrescem 22 mil euros suportado pelo município para a instalação eléctrica das wallbox.
Estas 19 viaturas eléctricas representam ainda um reforço de duas viaturas face às 17 recebidas via descentralização
O momento contou com a presença da vice-presidente do município, Sameiro Araújo, e dos representantes da ULS – Unidade Local de Saúde de Braga.
Para Sameiro Araújo, o reforço da frota automóvel na área da saúde com veículos eléctricos representa “um avanço significativo” para a eficiência e sustentabilidade do sector.
“Estes veículos modernos e amigos do ambiente não só contribuem para a redução das emissões poluentes, melhorando a qualidade do ar e a saúde pública, como também garantem uma mobilidade mais ágil e económica para os profissionais de saúde”, afirmou.
Além do benefício ambiental, a renovação da frota de viaturas para modelos eléctricos garante também uma maior fiabilidade e conforto aos profissionais de saúde no exercício das suas funções e “é um passo importante na melhoria da qualidade dos serviços prestados à população”.
A transição para veículos eléctricos está alinhada com as metas do município de redução de emissões de carbono.