BRAGA

BRAGA -

Urbanismo da Câmara de Braga troca pedidos de licenciamento em papel pelo digital

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Em Braga os pedidos de licenciamento para o urbanismo já podem ser feitos por via 100% digital. Só em Outubro foram registados 686 requerimentos pela internet, o que representa uma média de 31,2 processos por dia.

Segundo o vereador responsável pelo pelouro do Urbanismo nos últimos anos, a Câmara Municipal “fez uma forte aposta” na desmaterialização e modernização dos procedimentos urbanísticos, o que permitiu “à autarquia fazer face aos novos desafios provocados pela pandemia e, ao mesmo tempo, responder de forma dinâmica à procura de investimento que Braga tem registado”.

Miguel Bandeira adianta foi esta aposta na desmaterialização e modernização dos procedimentos que permitiu à autarquia dar “a resposta efectiva” ao aumento dos pedidos quando foi declarado o primeiro Estado de Emergência devido à covid-19. 

“A modernização e desmaterialização dos serviços veio dar maior eficácia e transparência na tramitação dos procedimentos e na resposta aos cidadãos, representando também uma diminuição de tempo de acompanhamento dos processos que dão entrada”, sublinha o vereador, lembrando que, mesmo durante a fase de confinamento, a autarquia não parou, tendo mesmo registado “um aumento de 13 por cento de pedidos de urbanismo”.

Bandeira avança ainda que “entre os meses de Janeiro e Outubro deste ano, 92 por cento dos pedidos de licenciamento à Câmara foram feitos por via digital. Só em Outubro foram registados 686 requerimentos pela internet, o que representa uma média de 31,2 processos por dia”.

“Apesar da submissão online dos processos de urbanismo estar disponível desde Julho de 2019, esta prática generalizou-se desde Março deste ano fruto do contexto pandémico que vivemos”, afirma.

Miguel Bandeira assegura que o processo de transição digital vai continuar e, “brevemente, será possível consultar outras operações urbanísticas via online, nomeadamente os alvarás de loteamento”. 

“A passagem do Arquivo da Câmara Municipal para a antiga escola Francisco Sanches vai permitir uma resposta ainda mais eficiente, mais transparente e vai permitir diminuir os prazos de tramitação dos processos”, assegura.

Através do Balcão Único Online, é possível submeter praticamente todos os pedidos associados ao urbanismo, desde o licenciamento de obras, a pedidos de informação prévia, legalizações, pedidos de certidão e declarações, alvarás de utilização ou ocupação de espaço público, entre outros.

O acesso à informação de suporte ao investimento tem sido outro dos desígnios da autarquia bracarense. Recorde-se que desde 2015 que já é possível a consulta online do PDM através do Portal do PDM (regulamento, carta de ordenamento e de condicionantes) e, através do Portal da Regeneração Urbana, a consulta dos incentivos, dos procedimentos e dos limites das ARU’s.

Já através do GeoPortal é possível aceder à cartografia do PDM e o Balcão Único Online possibilita a submissão dos projectos e a consulta do desenvolvimento processual. Actualmente já se encontram georreferenciados todos os alvarás de loteamento (1.457), equipamentos, edifícios classificados e património inventariado e todos os processos urbanísticos que dão entrada no município.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.