Os municípios de Ponte de Lima, Viana do Castelo, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca voltam a ser distinguidos pela boa comida e boa bebida. O Vale do Lima é Região Europeia da Gastronomia e Vinho 2025.
Ponte de Lima já se pronunciou, dizendo que «este reconhecimento celebra a excelência da gastronomia local e dos vinhos verdes, com destaque especial para a casta Loureiro, e visa promover o turismo enogastronómico e a valorização do património cultural da região».
A distinção pretende «impulsionar a produção de vinhos verdes, promover a identidade gastronómica local e fortalecer o turismo sustentável», acrescenta.
Destaca, assim, a marca «Loureiro do Vale do Lima», que foi «criada para destacar a qualidade dos vinhos verdes da sub-região do Lima, reflete o compromisso com a valorização de produtos endógenos».
Aliado a «este esforço», o Município de Ponte de Lima garante uma preocupação «pela promoção da gastronomia regional como elemento diferenciador, capaz de dinamizar a economia local e atrair visitantes e investimentos».
Vem, ainda, «estimular a economia circular, fomentar a colaboração entre comunidades e atores locais, e incentivar a troca de conhecimentos entre profissionais do sector agroalimentar, da restauração e de outros setores estratégicos», aponta a autarquia limiana.
«Reconhecido como um destino turístico de excelência, o Vale do Lima une tradição e inovação, oferecendo uma experiência única que combina riqueza cultural, qualidade gastronómica e sustentabilidade. Esta iniciativa reafirma Ponte de Lima e o Vale do Lima como polos de referência em turismo e enogastronomia, promovendo o desenvolvimento sustentável e a fixação de comunidades na região», conclui.
ovilaverdense@gmail.com