A recolha de biorresíduos, na Fortaleza de Valença, começa esta sexta-feira (28 de junho) e decorrerá diariamente, entre as 06h00 e as 08h00, anunciou a Câmara Municipal.
Segundo a autarquia, já “foram distribuídos contentores e informação, em todos os estabelecimentos hoteleiros, de restauração e lar do centro histórico”. A distribuição dos contentores pelos residentes acontecerá esta sexta-feira.
Para a vice-presidente da Câmara Municipal, Ana Paula Xavier, “com esta medida reforça-se e qualifica-se o sistema de recolha de resíduos no centro histórico e o seu correto encaminhamento e tratamento, com grandes ganhos para a sustentabilidade ambiental da Fortaleza”.
O QUE COLOCAR?
Os novos contentores de biorresíduos estão preparados para a recolha de restos alimentares sólidos, como restos de legumes, cascas de fruta, carne, peixe, ovos (crus, cozinhados e as cascas), restos de pão e bolos, borras de café, saquetas de chá e guardanapos de papel.
Esta iniciativa da Câmara Municipal de Valença é financiada pelo Fundo Ambiental, que está a implementar o programa RecolhaBio, de apoio à implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos. Este programa tem por objetivo promover a redução da deposição de resíduos em aterro.