VILA VERDE (25 de Abril)

VILA VERDE (25 de Abril) -

Vila Verde comemora ‘Abril’ com musical «digno de passar em qualquer sala do País»

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Na véspera das comemorações dos 50 anos da ‘revolução dos cravos’, Vila Verde assinalou o aniversário com um musical «digno de passar em qualquer sala do País».

A Adega Cultural encheu para ver e ouvir o ‘brilho dos filhos da revolução’, «gente miúda com estatuto de graúdos», como se percebeu durante o musical inédito ‘’25 de Abril de 1974 – a conquista da Democracia e da Liberdade’, dinamizado pela Academia de Música de Vila Verde, em parceria com os agrupamentos de escolas do concelho’.

Numa narrativa histórica dos momentos decisivos da madrugada e manhã daquela quinta-feira, 25 de Abril de 1974, os alunos das escolas do concelho fizeram-se crescidos e teatralizaram com mestria cada passo das horas decisivas da revolução. Juntou-se a excelência da orquestra da Academia de Música de Vila Verde e as vozes de cerca de duas centenas de crianças e jovens estudantes de diversos pontos do concelho.

«Temos músicos talentosas, gente extraordinária, de que nos podemos orgulhar», sublinhou a presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes, que colocou «mais um desafio com fasquia bem alta, mas cujo resultado «nos deve orgulhar a todos. Hoje, também fizemos história».

A autarca destacou «os talentos das crianças e jovens», mas lembrou «o trabalho e empenho das escolas. Com sala cheia, foi contagiante ver os nossos jovens talentos a proclamar os valores de Abril: liberdade, igualdade, fraternidade e justiça. Hoje, foi extraordinário e não tenho palavras».

Encerrou dizendo que «é com todos, com esta força e alegria contagiantes, que celebramos Abril».

Cerca de duas horas depois, encerra o primeiro capítulo das comemorações oficiais dos 50 anos do 25 de Abril em Vila Verde.

PROGRAMA

Esta quinta-feira, 50 anos depois, seguem as comemorações oficiais, às 10h00, com a cerimónia de hastear das bandeiras na Praça do Município, com a Fanfarra da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários.

A sessão solene comemorativa decorrerá na Adega Cultural, com animação da Academia de Música, da Escola de Música da Vila de Prado e de Rogério Braga.

O programa comemorativo prossegue na sexta-feira, com uma jornada repleta de eventos, com a ação “Todos à Manif”, que arranca às 10h00 da Casa do Conhecimento em direção à Biblioteca Municipal, onde militares do Regimento de Cavalaria 6 farão visitas guiadas à exposição de viaturas militares e armamento.

Na Biblioteca Professor Machado Vilela, será possível visitar a exposição de ‘Livros Censurados no estado Novo’, decorrendo depois a cerimónia de homenagens a um vilaverdense que foi combatente da guerra colonial e aos membros das duas comissões administrativas do concelho nomeados após o 25 de Abril.

ovilaverdense@gmail.com

Fotos: Emílio Costa (CO 1179) / Jornal ‘O Vilaverdense’ (DR)

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.