ALERTA (Tempo)

ALERTA (Tempo) -

Vila Verde entra em ‘alerta laranja’ a partir das 15h00

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Vila Verde é um dos concelhos que vai estar em aviso laranja a partir das 15h00 de hoje e as 00h00 de quarta-feira, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. De resto, todos os concelhos dos distritos de Braga, Viana do Castelo Porto e Vila Real vão estar sob aviso laranja na terça e quarta-feira devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, segundo o IPMA.

O aviso laranja para estes quatro distritos vai estar em vigor entre as 15:00 de terça-feira e as 00h00 de quarta-feira.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga e Vila Real já estiveram sob aviso amarelo até às 18h00 de ontem, por causa da chuva, passando depois na terça-feira a laranja.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu também aviso laranja para toda a costa portuguesa devido à agitação marítima forte.

O estado do tempo no continente vai estar condicionado por «sucessivos sistemas frontais associados a depressões que se deslocam no Atlântico Norte em direção à Europa», desde logo na terça-feira por influência da depressão Babet, esclarece o IPMA.

De acordo com um comunicado do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o tempo em Portugal continental «vai ser condicionado pela aproximação e passagem de sucessivos sistemas frontais associados a depressões», que «transportam na sua circulação uma massa de ar com características tropicais, destacando-se o elevado conteúdo em vapor de água».

Na terça-feira, «a passagem de uma superfície frontal fria associada à depressão Babet (nomeada pelo Serviço Meteorológico do Reino Unido) dará origem a precipitação, por vezes forte e persistente e vento do quadrante sul, com rajadas fortes no litoral e nas terras altas», lê-se na nota, lembrando o IPMA que «para este episódio foram já emitidos avisos meteorológicos».

E deixa uma previsão para os próximos dias. «Espera-se um novo episódio de agravamento das condições meteorológicas, no dia 19, com precipitação, por vezes forte e persistente e vento do quadrante sul, com rajadas fortes no litoral e nas terras altas, para o qual se emitirão novos avisos meteorológicos», acrescenta o IPMA.

O instituto prevê que, no final da semana, a precipitação acumulada em cinco dias, entre hoje e sexta-feira inclusive, «deverá atingir valores muito significativos, com a generalidade das regiões Norte e Centro a poderem superar valores acumulados na ordem de 100 mm e com algumas zonas montanhosas do litoral Norte a poderem mesmo superar 200 mm».

ovilaverdense@gmail.com

PUBLICIDADE

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.