SOCIEDADE

SOCIEDADE -

Vila Verde homenageia mulheres vítimas de violência doméstica

A Câmara de Vila Verde colocou uma faixa preta na fachada do edifício para «manifestar o repúdio e a revolta» contra a violência doméstica, no âmbito do Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, que se assinala esta quarta-feira.

Foram ainda colocados de forma simbólica, na escadaria da entrada dos Paços do Concelho, 30 pares de sapatos que simbolizam o número de mulheres mortas em Portugal entre 1 de Janeiro e 15 de Novembro de 2020.

Nesse período, houve 16 femicídios e 43 tentativas de femicídio em relações de intimidade, 12 assassinatos em contexto de relações familiares e dois assassinatos noutros contextos. Houve 21 filhos que ficaram órfãos na sequência dos femicídios.

Além desta iniciativa, a autarquia também se junta ao projecto Envolver no lançamento da campanha “Nós não pactuamos com a Violência doméstica. E Tu?”. Trata-se de uma acção que tem como objectivo a sensibilização da comunidade em geral e, em especial, vítimas de violência doméstica, para a tomada de consciência da sua situação, para a sua denúncia e para a existência de recursos de apoio.

A campanha online pode ser consultada e está disponível AQUI e AQUI.

DEBATE ONLINE

Na próxima sexta-feira, dia 27, o CLDS-4G Vila Verde promove um webinário com o título “”Reconstruir no feminino: soluções e desafios profissionais”. Este evento pretende ser um espaço online de conversa sobre os desafios profissionais que as mulheres vítimas de violência domésticas têm para ingressar ou se manter no mercado de trabalho.

Estas iniciativas inserem-se na Semana para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres promovida pelo Município de Vila Verde, o CLDS-4G Vila Verde, a UMAR, o Projecto Chega Mais e o Projecto Envolver, com o apoio da Rádio Voz do Neiva.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE