MOBILIDADE

MOBILIDADE -

Vila Verde inaugura troço da Ecovia do Cávado e quer criar mais ligações dentro do concelho

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Câmara de Vila Verde inaugurou, esta quarta-feira, o percurso pedonal e ciclável entre a zona de lazer do Mirante (Soutelo) e a praia fluvial do Faial (Vila de Prado), que se enquadra na Ecovia do Cávado e Homem.

De acordo com a presidente da autarquia vilaverdense, Júlia Fernandes, com esta obra, o município finalizou os dois troços programados no projecto que une os seis municípios do Cávado e que pretende ligar o mar à serra, criando uma ecovia entre Esposende e Terras de Bouro.

Este segundo troço, de cerca de 2,5 quilómetros, representa um investimento de cerca de 978 mil euros, com comparticipação de 297 mil euros de fundos europeus, sendo o restante assumido pelo orçamento municipal. O percurso junta-se a outro, de extensão semelhante, que faz a ligação do Mirante a Porto Carrero, em Soutelo.

No discurso durante a cerimónia de inauguração, Júlia Fernandes disse que a autarquia pretende estabelecer agora novas ligações dentro do seu território, nomeadamente com o prolongamento desde a praia fluvial do Faial até à ponte de Prado e daí até à zona de lazer do Gaião, em Cabanelas, já no limite com Barcelos, assim como a extensão para Norte, a partir de Porto Carrero.

“Queremos que essas novas ligações sejam realidade e procuraremos formas de financiamento através do novo quadro comunitário”, realçou a presidente da Câmara de Vila Verde, respondendo a um repto deixado instantes antes pelo presidente da Junta de Freguesia da Vila de Prado, Albano Bastos.

“São escassos 1.600 metros que nos separam deste local [praia do Faial] até à pista de pesca. Todos devemos incentivar meios de mobilidade suave, que deve ser um desígnio das populações e, ao mesmo tempo, uma necessidade contra a poluição ambiental”, sublinhou o autarca pradense.

Essa foi também uma ideia deixada pelo presidente da Junta de Freguesia de Soutelo. “Esta é uma obra determinante para Soutelo, que vai permitir fazer a aproximação das pessoas à natureza e fortalecer o elo com os recursos naturais”, garantiu João Silva.

ATRACÇÃO TURÍSTICA

Para Júlia Fernandes, a execução da ecovia permite dar um “impulso muito importante ao processo de valorização do território” e funciona como “factor de atracção turística”, atraindo visitantes ao concelho.

“Até hoje ainda não tinha sido inaugurada e já eram muitos os relatos de pessoas, vilaverdenses e não só, que por aqui passavam e desfrutavam deste percurso junto ao Rio Cávado”, enfatizou a edil vilaverdense.

A Ecovia do Cávado e Homem desenvolve-se ao longo dos concelhos de Esposende, Barcelos, Braga, Vila Verde, Amares e Terras de Bouro. Compreende a Ecovia do Rio Cávado, com 55 quilómetros de extensão, e a Ecovia do Rio Homem, com uma extensão de 20 quilómetros.

A inauguração desta quarta-feira, realizada junto à praia fluvial do Faial, integrou momentos musicais a cargo da Escola de Música da Vila de Prado e dos alunos das escolas de Prado e de Soutelo. Os alunos fizeram, aliás, a caminhada inaugural até à zona de lazer do Mirante.

PUBLICIDADE

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.