O município de Vila Verde participou na XX Feira de Nanterre – Mercado da Saudade, que decorreu durante o fim de semana nos arredores de Paris, em França, sob organização da Associação Recreativa e Cultural de Originários de Portugal (ARCOP), num “grande momento de exaltação das raízes e tradições portuguesas”.
A presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes, liderou a comitiva vilaverdense, que integrou bordadeiras da Aliança Artesanal e produtos da marca Namorar Portugal, associados aos Lenços de Namorados.
De acordo com a autarquia, a iniciativa – que contou com a participação do ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, e vários autarcas da região – “ficou ainda marcada pela valorização das potencialidades naturais e do intenso programa de dinamização turística e socioeconómica do concelho de Vila Verde”.
“Esta é uma feira com grande pujança e uma referência cada vez mais forte na nossa diáspora espalhada pelo mundo e também junto de comunidades estrangeiras”, apontou Júlia Fernandes, que esteve também acompanhada pela vereadora Michele Alves.
A autarca destacou “o ambiente extraordinário de festa, alegria, convívio e partilha, à boa moda minhota e do nosso fantástico mundo rural”, que encontrou em Paris e evidenciou “o orgulho nas raízes e na identidade dos nossos emigrantes”.
“A envolvência e a dimensão social e cultural da Feira de Nanterre reforçam, a cada ano que passa, o seu impacto na ligação especial aos nossos emigrantes, revelando-se assim uma montra ímpar para as mais-valias das nossas terras”, reconheceu a presidente da Câmara de Vila Verde.
A XX Feira de Nanterre decorreu no Espace Chevreul, com a participação de regiões e vários municípios portugueses com o objetivo de divulgar o melhor de cada território junto da comunidade emigrante e francófona.
Diversos eventos e intensa animação cultural marcaram o programa da feira, com provas, exposição e vendas de produtos, assim como espetáculos com fado, cantares ao desafio, rusgas e ranchos folclóricos, bandas filarmónicas e grupos de bombos, juntando artistas radicados em Portugal e na França.