INCÊNDIOS

INCÊNDIOS -

Vila Verde reforça prevenção e coordenação contra incêndios

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Comissão de Gestão Integrada de Fogos Rurais de Vila Verde aprovou esta quinta-feira, por unanimidade, o Plano Operacional Municipal (POM), valorizando a aposta nas acções de prevenção.

O documento sublinha as “especificidades de um território que se diferencia pela diversidade do seu património natural e paisagístico”.

O aumento de operações de silvicultura preventiva – com a plantação de espécies autóctones e mais resilientes – e a queima de “mosaicos de terreno” através de fogo controlado fazem parte das intervenções que o Município de Vila Verde tem vindo a promover com o objectivo de “minorar os riscos de incêndio”.

Responsável pelo pelouro da proteção civil, o vereador Patrício Araújo destacou a “especial importância da prevenção de incêndios para o concelho de Vila Verde, caracterizado pelo seu extraordinário património natural e pela disseminação de habitações e comunidades ao longo do seu vasto e também irregular território”.

Patrício Araújo sublinhou a “capacidade reforçada” que o novo Plano Operacional Municipal vem assegurar ao nível da definição de estratégias de intervenção e de coordenação dos diferentes organismos a operar no terreno, com particular impacto ao nível da prevenção e do combate aos incêndios.

“Ao assegurar a organização dos meios envolvidos no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, o POM contribui de forma determinante para a articulação entre entidades e organismos municipais e distritais para ações diversas, como vigilância, deteção, fiscalização, primeira intervenção, combate, rescaldo e vigilância pós-incêndio”, refere.

No entanto, Patrício Araújo alerta que, “além de todas as intervenções planeadas, é absolutamente imprescindível a colaboração da população para o sucesso deste combate contra o flagelo dos incêndios”.

Entre as recomendações para evitar situações de risco, destaca-se a importância das limpezas de vegetação infestante, o cuidado com sobrantes e o alerta para “não fazer qualquer tipo de queima em período de calor ou tempo excessivamente seco”.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.