Era, até 2022, uma zona fluvial no Rio Homem praticamente desconhecida na região e no país. Com a melhoria dos acessos e das condições de apoio, a par da divulgação, a Zona de Lazer do Garrafas, em Coucieiro, Vila Verde, está na moda.
Com a chegada do Verão, vive dias cheios e animados. Com bar sobranceiro à ampla zona de relvado e área de piqueniques com mesas em pedra, destacam-se o campo de voleibol em areia, as casas de banho e um extenso espelho de águas serenas e baixas.
Rodeada de árvores e do verde caraterístico do Minho, despontam em vários locais pequenos espaços de areia branca trazida pela corrente, que formam algumas ilhas para recreio das crianças e adultos.
O pequeno açude em pedra localizado no local, defronte de uma ampla zona relvada com sol, cria uma lagoa e modera a corrente mais a jusante.
Quem por lá passa, sente, por estes dias, a presença de famílias numerosas, atraídas pelas amplas mesas em pedra que permitem desfrutar de demorados e bem recheados piqueniques.
Os emigrantes dão ainda mais cor e animação ao local, que começa a tornar-se pequeno para a sua procura.
O estacionamento, embora amplo, está a tornar-se reduzido. O acesso – embora melhorado – comporta a dificuldade de (em algumas zonas) só permitir a passagem de um veículo de cada vez.
Constrangimentos que não impedem uma procura cada vez maior, tal é a beleza do local, valorizado pela sua amplitude e pela qualidade das áreas de apoio.
Comporta ainda a vantagem de distar apenas 5 km do centro de Vila Verde, a pouco mais de 20 minutos de Braga.
Um local que permite momentos tranquilos em comunhão com a natureza.
ovilaverdense@gmail.com