ÚLTIMA HORA (Justiça)

ÚLTIMA HORA (Justiça) -

Viana: Contabilista suspeito de esquema fraudulento para lucrar milhões

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Um contabilista certificado de Viana do Castelo é o principal suspeito de ter criado um esquema de branqueamento de capitais e fraudes fiscais com o qual lesou o Estado em vários milhões de euros.

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga, com a colaboração da Autoridade Tributária – Direção de Finanças de Viana do Castelo, em cumprimento de mandados de busca e apreensão, emitidos pelo Ministério Público – DIAP de Viana do Castelo, realizou mais de duas dezenas de buscas não domiciliárias e quatro domiciliárias, anuncia a PJ, em comunicado.

Aquela polícia refere que «os mandados foram emitidos no âmbito de inquérito que corre termos contra um grupo de empresas que agrega um vasto número de sociedades comerciais que são controladas, formal e/ou informalmente, através de testa-de-ferro, por um contabilista certificado de Viana do Castelo».

De acordo com a PJ, «em investigação está um complexo esquema de fraude fiscal e de branqueamento que, nomeadamente através da aquisição de empresas em dificuldades económicas ou em pré-insolvência, recorrendo à emissão de faturação falsa, terá lesado o Estado em milhões de euros».

Avança ainda que «os factos terão sido cometidos pelo suspeito no exercício de funções, enquanto contabilista certificado, e empresário sócio-gerente de inúmeras empresas».

As buscas decorreram nos concelhos de Viana do Castelo, Porto e Gaia, tendo sido apreendido «considerável acervo documental (contabilístico, financeiro e bancário), material informático e dinheiro».

As investigações continuam a cargo da PJ e da Autoridade Tributária, no âmbito de equipa mista constituída entre ambas.

ovilaverdense@gmail.com

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.