PAÍS

PAÍS -

50 pessoas detidas durante a “Operação Campo Seguro 2020”

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Guarda Nacional Republicana (GNR) intensificou o patrulhamento nas explorações agrícolas em todo o território nacional, desde o dia 1 de Junho e até ao dia 31 de Dezembro de 2020. Estas acções tiveram como objectivo «prevenir a criminalidade em geral e os furtos em particular, bem como possíveis situações de tráfico de seres humanos».

Durante a operação foram realizadas 2.986 acções de informação e sensibilização a 8.494 pessoas, junto das comunidades rurais, especialmente dos agricultores, sobre medidas de prevenção e protecção contra furtos, em particular contra o furto de cortiça, ou outros produtos agrícolas, cobre e outros metais não-preciosos.

Foram ainda realizadas 7.675 acções de patrulhamento e fiscalização, tendo sido registados 80 crimes e 194 contra-ordenações, culminando na detenção de 50 pessoas e na identificação de outras 184, maioritariamente por crimes de furto nas explorações agrícolas. Destaca-se, também, a apreensão de 27 veículos e diversos utensílios utilizados neste tipo de crimes e a recuperação dos seguintes produtos, 11.040 quilos de cortiça; 9.672 quilos de alfarroba; 6.747 quilos de pinha mansa; 750 quilos de azeitona e 80 quilos de abacate.

UTILIZADORES DE TRACTORES E MÁQUINAS AGRÍCOLAS

Atendendo ao número de acidentes que envolvem veículos agrícolas, foram desencadeadas 4.298 acções de sensibilização dirigidas a 11.484 utilizadores de tratores e máquinas agrícolas, com o objectivo de «aconselhar para o cumprimento das regras de segurança». 

Neste particular, em 2020 foram registados 644 acidentes envolvendo veículos agrícolas, menos 33 crimes que o ano transacto, porém, havendo a lamentar 45 vítimas mortais, menos nove que no ano anterior.

OBRIGATÓRIO CIRCULAR COM ARCO DE SEGURANÇA A PARTIR DE HOJE

Sendo o capotamento a principal causa a provocar vítimas, a partir de hoje, 8 de Janeiro, com as recentes alterações ao código da estrada, passa a ser obrigatório circular com arco de segurança, conhecido por “Arco de Santo António”, erguido e em posição de serviço (esta obrigatoriedade aplica-se aos tratores homologados com esta estrutura), bem como a utilização do cinto e demais dispositivos de segurança com que os veículos estejam equipados. 

Além disso, os tratores e máquinas agrícolas ou florestais e as máquinas industriais são obrigados a possuir avisadores luminosos especiais (rotativo de cor amarela).

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.