AMBIENTE

AMBIENTE -

Braga cria estratégia municipal de educação ambiental

A Câmara de Braga vai implementar a estratégia municipal de educação ambiental, o que a autarquia considera ser “um marco significativo para a vida da cidade em direção a um futuro mais sustentável e ecologicamente consciente”.

“Com esta medida, o município pretende abranger um conjunto alargado de temas no sentido de fornecer à comunidade uma oferta pedagógica íntegra, com base nos melhores exemplos e referencias nacionais e internacionais, e que seja completa e robusta ao nível das várias áreas de interesse ambiental da atualidade”, refere um comunicado da Câmara de Braga.

Neste sentido, destacam-se o alinhamento com o Programa ECOXXI, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e os critérios de avaliação do título da Capital Verde Europeia.

“Esta estratégia municipal apresenta uma oferta pedagógica vertida no Programa Municipal de Educação Ambiental, desenvolvido ao nível da sua dimensão temática, operacional e estratégica”, esclarece o município.

A estrutura é concretizada a partir de partir de programas de ação, que se traduzem em iniciativas específicas de educação ambiental. Estas ações envolvem um “espectro diversificado de atividades”, desde comemorações de efemérides e semanas ambientais, ações de sensibilização e formação e acções práticas e participativas.

“Estas iniciativas serão continuamente monitorizadas através de indicadores de sucesso que orientam o desenvolvimento sustentável do município, garantindo uma progressão contínua na educação ambiental que se pretende abrangente, acessível e colaborativa”, frisa o município de Braga.

A autarquia espera que, a partir desta estratégia, a cidade se possa posicionar como “um exemplo inspirador de sustentabilidade, não apenas para a comunidade local, mas também para outras regiões, unindo dinâmicas, organizações e pessoas”.

“Reconhecendo que a mudança real requer esforços coletivos, a estratégia pretende fortalecer a participação ativa da comunidade e estabelecer parcerias com organizações locais, empresas e outras entidades para realizar projectos e campanhas ambientais eficazes”, conclui.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE