EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO -

EPATV iniciou semana a discutir problemáticas da Saúde

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O terceiro período iniciou-se na Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) com a comemoração da Semana da Saúde, que decorrerá até à próxima sexta-feira, como já é habitual nesta altura do ano. Durante a semana irão realizar-se diversas actividades no âmbito da saúde física e mental, promovidas pelo Serviço de Psicologia e Orientação da EPATV e pelas alunas do curso Técnico Auxiliar de Saúde 3º ano, visando também a apresentação das suas Provas de Aptidão Profissional.

Esta segunda-feira, durante a manhã, realizou-se uma sessão de esclarecimento sobre a Doença de Alzheimer, dinamizada por Marta Melo, terapeuta ocupacional da Associação Alzheimer Portugal, delegação do Norte.

A manhã contou ainda com a presença de Fernando Batista, professor e fundador do projecto “Carrinha dos Sorrisos”, que realça a importância da risoterapia como uma forma alternativa de intervenção.

A Diretora Pedagógica da EPATV, Sandra Monteiro, marcou presença em todas as sessões, valorizando a importância de iniciativas desta natureza para a promoção do conhecimento e do bem-estar de toda a comunidade escolar.

 

AUTO-MEDICAÇÃO

A automedicação, o tema central da parte da tarde, não pode ser regra de vida, mesmo em doenças leves como constipações ou febres ligeiras, exigindo informação e aconselhamento dos profissionais de saúde (médicos, enfermeiros ou farmacêuticos). Esta foi a conclusão da mesa redonda dinamizada por alunas do Curso Técnico Auxiliar de Saúde.

Esta iniciativa das alunas Adriana Veloso e Carla Monteiro marcou a primeira tarde da Semana da Saúde e contou com a participação da médica Elisabete Sousa, do enfermeiro Mário Santos, e da diretora pedagógica Sandra Monteiro.

«É verdade que todos temos alguma tentação para recorrer à auto-medicação», admitiu a médica Elisabete Sousa, que definiu os medicamentos sem receita como «aqueles que mesmo tomados para além das quantidades normais não produzem efeitos tóxicos».

Mário Santos disse concordar com a auto-medicação, «mas com reticências, dependendo da pessoa e da situação».

Ambos os técnicos de saúde se opõem à venda de medicamentos nos supermercados porque ali não há «qualquer aconselhamento aos utentes» e «todo o medicamento tem uma contraindicação».

Pior ainda é «recorrer à internet para se auto-medicar. É muito perigoso e é precisa saber bem o que estamos a consultar», sublinhou Elisabete Sousa.

Outro tema, abordado nesta mesa redonda, foi o da venda de suplementos através da publicidade televisiva. Trata-se de produtos que «não estão sujeitos a testes de segurança como os exigidos aos medicamentos. É preciso muito cuidado com estas vendas porque há muita proposta ilegal».

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.