O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou o litoral do Minho sob aviso vermelho, o mais grave da escala, devido à forte agitação marítima prevista para sábado, ao mesmo tempo que mantém aviso laranja para a queda de neve nas zonas de maior altitude da região.
De acordo com o IPMA, a costa dos distritos de Braga e Viana do Castelo encontra-se já sob aviso laranja por agitação marítima, com ondas de noroeste que podem atingir até 12 metros de altura máxima. A situação agrava-se a partir das 03:00 de sábado, altura em que o aviso passa a vermelho, vigorando até às 19:00, sendo esperadas ondas com sete a nove metros de altura significativa, podendo alcançar 15 metros de altura máxima.
Neve pode descer aos 600 metros
No que diz respeito à neve, o Minho entra em aviso amarelo já na noite desta quarta-feira, entre as 21:00 e as 06:00 de quinta-feira, devido à previsão de queda de neve acima dos 1.000/1.200 metros, com acumulações até cinco centímetros.
A situação agrava-se novamente a partir da madrugada de sexta-feira, com a emissão de aviso laranja entre as 00:00 de sexta-feira e as 07:00 de sábado. O IPMA prevê neve acima dos 800/1.000 metros, podendo a cota descer para os 600/800 metros, com uma acumulação significativa estimada entre 20 e 30 centímetros nas zonas mais elevadas.
Chuva e vento também em destaque
Para quinta-feira, os distritos de Braga e Viana do Castelo estarão ainda sob aviso amarelo devido à precipitação, entre as 15:00 e as 21:00, com períodos de chuva por vezes forte. A partir dessa hora entra em vigor um novo aviso amarelo por vento forte, com rajadas que podem atingir 75 km/h, prolongando-se até às 03:00 de sexta-feira.
O IPMA alerta para possíveis perturbações na circulação rodoviária, risco de formação de gelo, danos em estruturas e árvores, bem como condicionamentos na orla costeira, recomendando especial prudência à população e às atividades marítimas e de montanha.



