NA SEXTA-FEIRA

NA SEXTA-FEIRA -

Alunos de Design e Marketing de Moda da UMinho exibem colecções em Guimarães

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O ‘UModa’ realiza-se sexta-feira, às 21h00, no Instituto de Design de Guimarães. O desfile inclui mais de 80 looks com peças originais. Os alunos de Design e Marketing de Moda da Universidade do Minho (UMinho) apresentam as suas coleções de final de curso num desfile no Instituto de Design do campus de Couros, em Guimarães.

Inspirados no tema ‘Living in the virtual world’, os jovens criativos dão a conhecer as suas visões em cinco coleções inéditas, que integram mais de 80 ‘looks’ com peças de vestuário, bijuteria, carteiras e chapéus, entre outras. Esta é a terceira edição do evento ‘UModa’.

PUBLICIDADE

De acordo com a Reitoria, a primeira coleção a subir ao palco intitula-se ‘John 8:32’ e descreve a jornada de um guerreiro urbano à descoberta da realidade. Seguem-se ‘3018’, uma ligação entre o real e virtual, onde ambos os sexos se sentem confiantes para experienciarem novas emoções, e ‘404’, que explora a ideia de perda de identidade num não-lugar solitário.

“A procura de sinais de vida entre dois mundos discrepantes e complementares perpetua-se na coleção de vestuário e acessórios ‘Signs of Life’. Por fim, é a vez do trabalho ‘Transition’ nos levar a viajar pela evolução tecnológica da sociedade contemporânea”, acrescenta o organismo.

DESPERDÍCIOS

“O cenário é inspirado num ‘universo destruído’ com desperdícios de materiais têxteis espalhados por todo o lado, pretendendo-se alertar assim para os perigos da indústria fast-fashion, que tem vindo a ser responsabilizada pela escassez dos recursos naturais, pelo aumento da poluição e pela exploração da mão-de-obra barata”, explicam os estudantes. Esta iniciativa resulta de uma sinergia entre os finalistas de Design e Marketing de Moda e os mestrandos de Design de Comunicação de Moda.

“Este é o culminar de um projeto que procura agregar os conhecimentos adquiridos em ambos os cursos, proporcionando um primeiro contacto com o mundo empresarial, ao mesmo tempo que dá a oportunidade aos alunos de Comunicação de Moda de promoverem um evento desta natureza”, realça Joana Cunha, professora do Departamento de Engenharia Têxtil da UMinho.

A ‘UModa’ conta este ano com o apoio da Câmara Municipal e da Agência RH Models. Estreou-se em 2016 no antigo mercado de Guimarães, repetindo-se no ano seguinte na Plataforma das Artes e da Criatividade.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS